Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa estreita regras envolvendo o uso de máscaras nos aeroportos

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Março de 2021 às 20h40

Link copiado!

prostooleh/Freepik
prostooleh/Freepik

Na última quinta-feira (11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu tornar mais rígidas as regras em torno do uso de máscaras nos aeroportos. Com as novas restrições, a partir do próximo dia 25 os aeroportos passam a não aceitar bandanas, lenços, protetores do tipo face shield, máscaras de acrílico, máscara de plástico transparente e até mesmo as máscaras que possuem válvula de expiração.

Ainda assim, as máscaras de tecido poderão ser utilizadas, desde que possuam mais de uma camada de proteção e tenham ajuste adequado. As alterações propostas pela própria Anvisa envolvem resolução Nº. 456 de 2020, que trata de regras em aeroportos e aviões durante a pandemia. A máscara usada nestes espaços e veículos deve estar bem ajustada, cobrindo nariz e boca e sem espaço para entrada de ar ou emissão de gotículas respiratórias.

Continua após a publicidade

"Para proteger a saúde do viajante, a máscara deve estar bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias. Com as alterações aprovadas nesta quinta-feira, os modelos que não garantam essa proteção não serão mais aceitos nos aeroportos e nas aeronaves", diz a Anvisa, em nota.

De acordo com a agência, o uso de máscara só estará dispensado nas praças de alimentação, durante a refeição, para pessoas com transtorno do espectro autista ou que possuam deficiências que impeçam o uso ou para crianças com menos de três anos de idade. Já dentro dos aviões a retirada da máscara só é permitida para beber água ou para alimentar crianças com menos de 12 anos.

A Latam já proíbe o embarque de passageiros que utilizem máscaras com válvulas ou que estejam apenas com lenços, echarpe ou bandanas de pano como proteção facial desde o dia 1º de março.

Fonte: Agência Brasil