Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra COVID-19 no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Abril de 2021 às 14h30

Link copiado!

Jubjang/Rawpixel
Jubjang/Rawpixel

Na última sexta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo ensaio clínico de vacina contra a COVID-19. Trata-se do imunizante SCB-2019, da Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China.

A vacina candidata terá duas doses com intervalo de 22 dias. O ensaio serve para avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina, e contempla 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. No Brasil, serão 12,1 mil voluntários do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Para chegar a essa aprovação, a Anvisa realizou reuniões com a equipe da farmacêutica. A agência comunicou ter adotado estratégias para acelerar as análises e as decisões de demandas voltadas para o combate à COVID-19, como a criação de um comitê de avaliação de estudos clínicos, registros e mudanças pós-registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da doença. "O grupo também atua em ações para reduzir o risco de desabastecimento de medicamentos com impacto para a saúde pública devido à pandemia”, escreveu.

Continua após a publicidade

Tendo isso em mente, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento, como por exemplo os estudos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Segundo a agência, os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas.

Vale apontar que esse é o sexto estudo de vacina contra COVID-19 autorizado pela Anvisa. As últimas autorizações foram:

  • No dia 2 de junho de 2020, para o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca
  • Em 3 de julho, para a vacina da Sinovac Research & Development, em parceria com o Instituto Butantan
  • Em 21 de julho para a vacina da Pfizer/Wyeth
  • Em 18 de agosto para a vacina da Janssen-Cilag
  • Em 8 de abril para a vacina da Medicago R&D
Continua após a publicidade

As vacinas Covishield (de Oxford/AstraZeneca) e CoronaVac (Sinovac) são as únicas em uso no Brasil, que no momento vacina os integrantes dos grupos prioritários.

Fonte: Agência Brasil