Publicidade

Já vacinou? Adesão à vacina da COVID bate recorde no Brasil, aponta pesquisa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Julho de 2021 às 20h30

Link copiado!

Garakta-Studio/Envato Elements
Garakta-Studio/Envato Elements

Para a vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2, as autoridades brasileiras planejam imunizar toda a população com mais de 18 anos até o final deste ano. Nesse percurso, algumas regiões se destacam, como a cidade histórica de Alcântara, no estado do Maranhão, que foi a primeira a atingir a marca de 100% dos adultos vacinados com pelo menos com uma dose do imunizante ainda em junho. No entanto, o consenso é que quase todos os brasileiros querem se vacinar contra a COVID-19 e essa sensação, agora, foi confirmada pelo Datafolha.

Divulgada nesta terça-feira (13), a nova mostra revela que a adesão às vacinas contra a doença continua a crescer no Brasil e atingiu um nível recorde desde o início do levantamento, em agosto de 2020. Hoje, 94% da população brasileira afirma que ou já se vacinou ou pretende se vacinar contra a COVID-19. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (96%-92%).

Continua após a publicidade

Entendendo a pesquisa sobre a vacinação

Para avaliar o interesse na vacinação contra a COVID-19, o levantamento do instituto de pesquisa ouviu, de forma presencial, 2.074 pessoas com pelo menos 16 anos, espalhadas por 146 cidades do país. Esses participantes foram entrevistados entre os dias 7 e 8 deste mês.

Durante a abordagem, foi definido o seguinte cenário e duas questões: "Já existem algumas vacinas aprovadas contra a COVID-19 pela Anvisa para uso no Brasil. Você já se vacinou? (Se não,) Você pretende se vacinar?". A partir das respostas, a equipe de pesquisadores trabalhou os dados estatisticamente.

Segundo os entrevistados, 56% deles alegaram já ter se vacinado contra a COVID-19. Em paralelo, outros 38% deles afirmaram que pretendem se imunizar. Somando os dois grupos, foi possível estabelecer a adesão de 94% de interesse na vacinação. Em dezembro, o índice era calculado em 73% e foi o menor valor desde o começo do levantamento. No entanto, uma série de fatores, como a segunda onda da COVID-19, os mais de 530 mil óbitos e o esclarecimento dos efeitos colaterais dos imunizantes devem ter auxiliado na mudança de movimento.

Continua após a publicidade

Atualmente, apenas 5% dos entrevistados afirmaram que não foram nem pretendem ser imunizados e 1% responde que não sabe. Além disso, o Datafolha verificou que 1% dos brasileiros não foi imunizado porque não encontrou o imunizante contra a COVID-19 que deseja. No jargão popular, este último grupo foi apelidado de "sommeliers de vacina" e virou até meme nas redes sociais.

Fonte: Folha de S.Paulo