Publicidade

3ª dose da CoronaVac quase triplica potência de anticorpos contra variante Delta

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Luciana Zaramela/ Canaltech
Luciana Zaramela/ Canaltech

Uma terceira dose da CoronaVac é capaz de reverter a redução da atividade de anticorpos neutralizantes contra a variante Delta do coronavírus, de acordo com um novo estudo divulgado no início desta semana. A notícia comprova a necessidade de uma dose de reforço do imunizante contra a nova cepa, que é ainda mais contagiosa.

De acordo com o estudo, não foram encontradas atividades neutralizantes em amostras de sangue coletadas de pessoas que se vacinaram com a segunda dose da CoronaVac seis meses atrás. Mas em pessoas que receberam a terceira dose, os anticorpos praticamente triplicaram, apresentando uma potência neutralizante 2,5x maior contra a variante Delta, cerca de quatro semanas após a aplicação.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi feita com amostras de 66 voluntários, com 38 deles vacinados com duas ou três doses do imunizante, e o estudo ainda precisa passar por revisão por pares. Os cientistas não souberam informar, até o momento, como essa alteração na atividade dos anticorpos neutralizantes pode prejudicar a eficácia da CoronaVac na prevenção da infecção pela doença.

De acordo com a Sinovac, fabricante da vacina, cerca de 1,8 bilhão de doses da CoronaVac já foram distribuídas em todo o mundo. No Brasil, o imunizante é fabricado em parceria com o Instituto Butantan.

Fonte: Reuters