Publicidade

100% Brasileira! Ministério da Saúde aprova início dos estudos da ButanVac

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Julho de 2021 às 15h30

Link copiado!

Jubjang/Rawpixel
Jubjang/Rawpixel

Neste momento, há algumas vacinas contra COVID-19 em uso no Brasil: a da AstraZeneca/Fiocruz, a da Pfizer, a da Janssen e a CoronaVac, produzida pela Sinovac em parceria com o Butantan. E por falar nele, o Instituto  está desenvolvendo uma vacina 100% brasileira contra a COVID-19: a ButanVac. Nesta quinta (1), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde, aprovou o início dos estudos.

A comissão, com 50 integrantes, aprovou a segurança dos estudos após avaliar os detalhes do estudo com a ButanVac desde o último dia 22. As etapas contemplam checagem documental, nota técnica da assessoria, parecer da relatoria, câmara técnica, e revisão final do parecer. Ao todo, 418 pessoas com mais de 18 anos vão participar da pesquisa. 

Vale observar que a ButanVac é a primeira vacina contra a COVID-19 produzida no Brasil sem que seja necessária a importação de matéria-prima. Os insumos básicos são ovos de galinha, frascos e embalagens, os mesmos usados para fazer a vacina da gripe. Por enquanto, a estimativa é que cada ovo tenha material suficiente para produzir duas doses de vacina.

Continua após a publicidade

Em cada ovo é injetada uma pequena quantidade do vírus da "doença de Newcastle", um mal aviário inofensivo em humanos, geneticamente modificado para receber a estrutura do coronavírus e estimular a produção de anticorpos contra a COVID-19 no organismo. O Butantan espera que a vacina seja mais eficaz contra novas variantes, já que a técnica permite escolher de qual cepa será retirada a proteína viral.

Fonte: G1