Oculus apresenta headset independente Quest; saiba tudo sobre o produto
Por Wagner Wakka |

A Oculus anunciou seu novo headset que será independente, ou seja, não precisa de nenhum outro device para funcionar. Ela apresentou o aparelho em conferência no último dia 16 e o Canaltech separou tudo o que você precisa saber sobre a nova empreitada da empresa no universo da realidade virtual.
Pouco diferente do Oculus Go, o aparelho, também independente, mas mais voltado para usuários de entrada, o Quest é voltado para mais potência e games. A ideia é que o usuário tenha uma experiência mais próxima do que o Rift oferece, mas com a mobilidade e a independência do Go.
O aparelho tem quatro câmeras externas, voltadas para identificar onde o usuário está e criar um ambiente seguro para a jogatina. Além disso, tais câmeras também são usadas para auxiliar na identificação de onde estão os joysticks na mão do usuário. Tudo isso sem nenhum fio.
A tela é muito semelhante à do Go, com resolução de 1.600 x 1.400 para cada olho, além de espaço para ajuste da distância da tela em relação ao globo ocular. O próprio aparelho também já vem com um conjunto de fones integrados, compatíveis com sonorização 3D.
Embora ele seja independente, é compatível com computadores via entrada USB-C, que também funciona para carregar o device.
Especificações até agora
Dois dos grandes mistérios que a Oculus ainda não revelou sobre este device são memória RAM e armazenamento interno. Contudo, o que se sabe é que todo conteúdo será colocado no headset, sem que haja nenhum outro hardware em volta. Outra questão é que não foi divulgado o peso deste aparelho por conta de tanto conteúdo interno.
O que se sabe é que ele vai chegar com um processador Snapdragon 835 da Qualcomm, para garantir a qualidade dos jogos.
Insight
A empresa também apresentou o Insight, o novo sistema de rastreio feito pelas quatro câmeras na parte da frente do headset. A ideia é que ele consiga entregar para o jogador dentro do universo virtual uma boa noção do cenário real que está em volta dele.
Ainda, é possível já salvar o setup do alguns quartos ou salas na memória do aparelho para que ele possa ser instalado mais rápido sem precisar de muita configuração. Segundo a empresa, ele é capaz de identificar uma bela arena gigante de até 370 metros quadrados.
Outra novidade aqui são os controles. Eles são bem parecidos com o Touch, a versão para Oculus Rift. A principal mudança é que o anel de infravermelho agora passa a ser voltado para cima e não para baixo, como antigamente. Segundo a empresa, isso torna mais fácil de identificar pelo headset.
Games e experiências
A empresa já mostrou ao menos 30 empresas voltadas a produzir conteúdos para este device, que deve utilizar o mesmo sistema operacional do Oculus Go. Entre os anúncios, há uma produção focada em Darth Vader, de Star Wars; um game de aventura chamado Moss; e uma aventura em escalada intitulada The Climb. Nenhum tem data de lançamento, ainda.
Apesar de apresentado no evento da empresa, o Oculus Quest só chega oficialmente em meados do ano que vem. O preço de lançamento será de US$ 399 (~ R$ 1.512 na cotação atual).
Fonte: Oculus