Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova máscara hi-tech é a solução para levar cheiro e calor à realidade virtual

Por| 07 de Maio de 2019 às 11h05

Link copiado!

Divulgação/Feelreal
Divulgação/Feelreal

As realidades virtual e aumentada já conseguiram recriar várias sensações. É possível ver um mundo imersivo, mergulhar em sons 3D com fones e até ter uma representação tátil, por exemplo, com volantes com force feedback. Contudo, um sentimento ainda é uma barreira para essa tecnologia: sensações de cheiro e temperatura. Porém, esse limite pode estar prestes a ser superado.

Um projeto chamado Feelreal foi totalmente financiado no Kickstarter. Ele é um aparelho para ser acoplado a headsets de realidade virtual para oferecer sensações de calor, frio, vento, vibração e até cheiros dos mais variados.

A empresa garante que a peça se encaixa na parte debaixo da maioria dos aparelhos do mercado, funcionando como uma espécie de máscara. Como a maioria dos óculos não são metalizados, o acoplamento é feito com bases de metal que você coloca na parte inferior do headset e imãs que “colam” o acessório ao wearable.

Continua após a publicidade

Além disso, a empresa disponibiliza um total de 225 pequenas cápsulas que você pode comprar para adicionar ao Feelreal e ter uma sensação de cheiros durante a sua jogatina.

Segundo a empresa, o gadget conta com bateria que dura 4 horas de uso, com conectividade Bluetooth e Wi-Fi, pensando somente 200 gramas. Por dentro, há ventoinhas que jogam ar quente e frio no usuário, água e dois pólos de vibração com force feedback.

A empresa já criou alguns “sabores” de aromas que você pode colocar no aparelho, entre eles perfume, churrasco, borracha queimada, madeira queimada, rosas, café, pólvora, floresta e até tiramisu.

Continua após a publicidade

Reconhecer aromas

Como que um jogo sabe o momento certo de espalhar tais aromas? Bom, o Feelreal lançou um kit de desenvolvimento para Unity e Unreal Engine para disparar esses sensores nos principais momentos dos jogos. Assim, desenvolvedores podem começar a lançar experiências sensoriais para a plataforma.

A empresa também liberou o chamado Feelreal Video Editor, que funciona como um editor de vídeo comum, mas que solta cheiros e regula outros sensores do aparelho em cada momento da produção a que você está assistindo.

Como o aparelho já foi financiado com sobra por US$ 135 mil (o marco era de US$ 20 mil) a empresa de Nova Iorque certamente vai lançar o produto. Ele deve começar a ser produzido agora em maio, com data estimada de entrega para agosto deste ano.

Continua após a publicidade

O aparelho na sua versão mais básica, já com um grupo de aromas na caixa, está sendo lançado por US$ 209 em pré-venda (cerca de R$ 828). Contudo, ele chegará às lojas por US$ 299 (aproximadamente R$ 1.183) em agosto. Um conjunto novo de aromas custará U$ 49 (por volta de R$ 194) no lançamento.

Fonte: Kickstarter