Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTC 2018 | Project Wakanda coloca motoristas de verdade em carros autônomos

Por| 29 de Março de 2018 às 11h20

Link copiado!

GTC 2018 | Project Wakanda coloca motoristas de verdade em carros autônomos
GTC 2018 | Project Wakanda coloca motoristas de verdade em carros autônomos

Durante a GTC 2018, evento focado em desenvolvedores para IA e deep learning, que acontece em San Jose, nos Estados Unidos, a Nvidia apresentou uma espécie de controle remoto para carros sem motorista. Com nome de Project Wakanda, a plataforma utiliza realidade virtual para que uma pessoa controle, de forma remota, o comportamento de um carro autônomo.

Wakanda é a cidade africana fictícia que existe dentro do universo da Marvel, além de ser uma das estrelas do filme Pantera Negra. A NVIDIA pegou o nome da cidade emprestado e criou uma das formas de transporte que foi utilizada durante o filme. Na cena, Shuri, a irmã do Pantera Negra, controla um carro remotamente com uso de óculos de realidade virtual. Ela estava em Wakanda e o carro na Coreia do Sul. É exatamente isso que aconteceu durante a apresentação de Jensen Huang, CEO da NVIDIA - mas com o carro mais próximo.

O projeto utiliza a plataforma Holodeck já existente da empresa, acessa remotamente todos os dados de um veículo autônomo, que a marca famosa por placas gráficas também já tem e faz o carro andar. Durante a apresentação, um motorista sentou em um cockpit que estava no palco e controlou um Ford Fusion autônomo que estava do lado de fora do pavilhão. A apresentação foi curta e apenas uma baliza muito simples foi realizada. Sem movimentos bruscos ou algum objeto atravessando a frente do carro.

Continua após a publicidade

A NVIDIA não forneceu qualquer informação sobre o lançamento do Wakanda ou se ele realmente será comercializado, mas deixou claro que a ideia do filme é plausível e pode ser interessante para momentos em que um motorista precisa dirigir um carro sem estar nele — seja para tomar o volante de um carro autônomo fora de controle, ou para entrar em um local perigoso e sem arriscar a vida do motorista.

O jornalista viajou para San Jose, nos Estados Unidos, a convite da NVIDIA.