Publicidade

Firefox Reality | Conheça o novo browser de realidade virtual da Mozilla

Por| 13 de Abril de 2018 às 15h27

Link copiado!

Firefox Reality | Conheça o novo browser de realidade virtual da Mozilla
Firefox Reality | Conheça o novo browser de realidade virtual da Mozilla
Tudo sobre Mozilla

Entendendo o universo da realidade virtual como um possível recurso de interação com sistemas informatizados, a Mozilla criou e disponibilizou o complemento WebVR, possibilitando que o navegador Firefox fosse utilizado em um ambiente virtual imersivo. No entanto, ainda há muito a ser feito para que experiências desse tipo se tornem realmente interessante para os usuários em geral.

O próximo passo da Mozilla agora é com o Firefox Reality, anunciado no início deste mês, que consiste, basicamente, em um navegador desenvolvido completamente para a utilização com headsets independentes de realidade virtual e realidade aumentada.

O que esperar do Firefox Reality?

Ainda em fase experimental, o browser promete, entre outras coisas, interações mais eficientes com dispositivos de realidade virtual e maior compatibilidade com modelos de diferentes fabricantes, além de funções direcionadas a artistas e designers de experiências imersivas, maior integração com a engine Servo, bem como com as API gráfica WebGL, e mais possibilidades de ações por gestos e interações de voz.

Continua após a publicidade

De acordo com o que foi dito pela Mozilla, assim como o ocorre com o Firefox, o Reality será uma plataforma de código aberto, eliminando dessa forma as barreiras para que os desenvolvedores implementem soluções próprias para impulsionar os futuros avanços da tecnologia de forma colaborativa, além de contribuir para um ambiente mais transparente e confiável em que todos os códigos podem ser revisados por qualquer especialista.

Vale notar que o Firefox Reality ainda está em fase de testes iniciais, sendo difícil prever qual será o visual da ferramenta e como ela funcionará. Porém, é provável que o browser ofereça o modo tradicional de navegação web, bem como a compatibilidade com experiências de realidade virtual e realidade aumentada, incluindo vídeos, games e outros conteúdos interativos. De qualquer forma, a Mozilla publicou uma breve demonstração da versão prévia projeto, que você pode conferir a seguir:

Ainda sem previsão de lançamento

Continua após a publicidade

Levando em conta que o browser VR está ainda dando os seus primeiros passos, ainda não é possível estimar uma data de disponibilização do navegador para todos os usuários. Se curiosidade bater, saiba que é possível baixar e testar o Public Release do Firefox Reality na página oficial do projeto no GitHub, com versões para os headsets Google Daydream e para o Vive Focus e o Vive Wave, da Vive.

Fonte: AndroidCentral