Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas constroem simulação de um buraco negro usando realidade virtual

Por| 21 de Novembro de 2018 às 18h42

Link copiado!

Cientistas constroem simulação de um buraco negro usando realidade virtual
Cientistas constroem simulação de um buraco negro usando realidade virtual

Chegar perto de buracos negros não é uma tarefa segura, obviamente. Mas isso não significa que não nutrimos certa curiosidade em relação a este objeto espacial tão misterioso. Pesquisadores da Universidade de Radboud, na Holanda, e da Universidade Goethe, na Alemanha, criaram uma parceria para produzir uma simulação em realidade virtual de um buraco negro.

"Calculamos imagens com base em modelos recentes de observações de Sagittarius A*. Essas imagens são combinadas para gerar um filme de Realidade Virtual de 360 graus completo do ambiente ao redor do buraco negro e seu horizonte de eventos”, escreveram os pesquisadores. Sagittarius A* é o nome da região central da Via Láctea, onde acredita-se haver um buraco negro supermassivo.

O objetivo do trabalho é que a simulação permita que as pessoas experimentem a sensação de estarem próximas de um buraco negro, ao menos visualmente. Os pesquisadores querem, com o modelo em RV, esclarecer noções errôneas e ensinar às pessoas como de fato o centro de nossa galáxia se parece.

"As visualizações que produzimos têm um grande potencial de divulgação", disse Jordy Davelaar, autor correspondente do trabalho, em um comunicado. “Nós os usamos para introduzir as crianças ao fenômeno dos buracos negros, e eles realmente aprenderam algo com isso. Isso sugere que as visualizações de realidade virtual imersiva são uma ótima ferramenta para mostrar nosso trabalho a um público mais amplo, mesmo quando envolvem sistemas muito complicados como os buracos negros”.

Continua após a publicidade

Fonte: BGR