Robô da Boston Dynamics vai abrir as portas mesmo que você o impeça

Por Eduardo Hayashi | 22 de Fevereiro de 2018 às 11h31

Se algum dia o pesadelo do domínio dos robôs for uma realidade, ao menos saberemos que boa parte disso começou com os testes da Boston Dynamics com o SpotMini.

Com uma estrutura semelhante a de um cachorro, o robô quadrúpede foi apresentado originalmente em 2016, recebendo melhorias em seu design em novembro de 2017. Desta vez, o robô aparece em um novo vídeo com um braço mecânico em sua parte superior, que garante ao autômato a habilidade de abrir portas em situações adversas.

Para demonstrar a capacidade de adaptação e resistência do SpotMini, ele foi colocado em teste para abrir uma porta enquanto é "incomodado" por um dos engenheiros das mais variadas formas. Confira o vídeo a seguir:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mesmo após ser empurrado algumas vezes com um taco de hóquei e ser puxado para trás, o SpotMini prossegue insistentemente com o seu objetivo e consegue finalmente abrir e passar pela porta.

Algo que pode minimizar um pouco a nossa preocupação com um possível apocalipse é que, embora o robô em formato de cachorro tenha realizado a tarefa de forma quase autônoma, alguns movimentos foram executados com o auxílio de um humano, que estava manipulando o SpotMini com um controle remoto durante os testes.

"Uma câmera no braço encontra a maçaneta, câmeras no corpo determinam se a porta está aberta ou fechada e ajudam a navegar", explica a equipe da Boston Dynamics na descrição do vídeo. "Controladores oferecem locomoção, equilíbrio e ajustam o comportamento quando o progresso é interrompido. A habilidade de tolerar e responder a perturbações como essa melhoram o sucesso operacional do robô."

Fonte: DigitalTrends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.