Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Orquestra com Andrea Bocelli será regida por robô na Itália

Por| 08 de Setembro de 2017 às 17h15

Link copiado!

Orquestra com Andrea Bocelli será regida por robô na Itália
Orquestra com Andrea Bocelli será regida por robô na Itália

Um robô chamado YuMi será o responsável por reger a Orquestra Filarmônica Lucca com Andrea Bocelli como tenor, interpretando o concerto de ária da ópera “Rigoleto”, de Verdi. A apresentação acontecerá na Itália no dia 12 de setembro, durante o Festival Internacional de Robótica.

Criado pela ABB, o robô tem dois braços articulados acoplados a um corpo metálico. Ele foi treinado pelo maestro italiano Andrea Colombini, e o treinamento se deu em duas etapas. A primeira serviu para que o robô seguisse os movimentos do maestro, transformando seus gestos em linguagem de programação. Na segunda etapa, o software que funciona como se fosse o cérebro do YuMi foi aperfeiçoado para que os movimentos do robô saíssem em perfeita sincronia com a música.

Mas o que o maestro acha disso? Será que os robôs podem substituir sua função com perfeição? Colombini declarou que “é claro que o YuMi é bom quando se trata da técnica, mas não é abençoado com o dom da sensibilidade humana. O robô usa seus braços, mas a alma, o espírito, sempre vêm de um humano. Eu imagino que os robôs podem servir como um ajudante, talvez para executar, na ausência do regente, o primeiro ensaio, antes do diretor aparecer para fazer os ajustes que resultem na interpretação material e artística da música”.

Continua após a publicidade

Ainda não há filmagens do robô em plena ação durante seus ensaios de regência da orquestra, mas você pode conhecê-lo melhor no vídeo abaixo:

Fonte: Telegraph