Cientistas criam microrrobôs que rastejam com a absorção da umidade

Por Redação | 29 de Janeiro de 2018 às 09h57

Pesquisadores da Universidade Nacional de Seoul, na Coreia do Sul, criaram robôs minúsculos que são capazes de "rastejar" apenas absorvendo a umidade de uma superfície.

Segundo o estudo publicado na Science Robotics, os pequenos robôs batizados de "higrobot" rastejam, se movimentam para um lado e para o outro e ainda conseguem se contorcer como minhocas. Para o desenvolvimento do projeto, os cientistas buscaram inspiração em plantas que são capazes de mudar suas formas e tamanhos fazendo a absorção da água do solo ou do ar, atividade conhecida como "higroexpansão".

O estudo explica que os robôs não são feitos de materiais vegetais; eles apenas imitam o mecanismo existente nas plantas. De acordo com os pesquisadores, a umidade é uma fonte de energia completamente natural e não-tóxica, ao contrário das baterias que correm risco de explosão.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os "higrobots" possuem duas camadas compostas de nanofibras, sendo uma delas responsável pela absorção da umidade. Ao serem colocados sobre uma superfície úmida, a camada responsável por absorver o líquido incha, fazendo com que a outra camada dispare o robô. O "corpo" do robô volta à superfície assim que seca, repetindo o processo e fazendo a locomoção.

A pesquisa conta que o projeto pode ser aplicado em uma variedade de finalidades, como a distribuição de medicação na pele humana apenas pela umidade.

O estudo completo está disponível no site da Science Robotics.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.