Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam menor robô ambulante do mundo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Maio de 2022 às 16h01

Link copiado!

Reprodução/Northwestern University
Reprodução/Northwestern University

Engenheiros da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, desenvolveram o que eles dizem ser o menor robô ambulante controlado remotamente do mundo. Com apenas meio milímetro de largura, o bot — que se parece com um caranguejo minúsculo — consegue girar, rastejar e até pular obstáculos maiores.

Segundo os pesquisadores, essa tecnologia inovadora pode ajudar no desenvolvimento de robôs microscópicos inteligentes, capazes de realizar tarefas complexas em espaços apertados ou de difícil acesso, como minas e escombros, ou até mesmo dentro do corpo humano.

Continua após a publicidade

“Você pode imaginar esses robôs como agentes para reparar e montar pequenas estruturas ou máquinas na indústria, ou como assistentes cirúrgicos para limpar artérias entupidas, parar hemorragias internas ou eliminar tumores cancerígenos, tudo em procedimentos minimamente invasivos”, explica o professor de robótica John Rogers, autor principal do estudo.

Mini bots

Em vez de ser alimentado por um hardware complexo, sistemas hidráulicos ou eletricidade, esses robozinhos funcionam com a ajuda da resiliência elástica de seus corpos. Para construi-los, os pesquisadores usaram um material com uma espécie de “memória” latente, capaz de deformar e voltar a forma original quando aquecido.

Continua após a publicidade

Um feixe de laser é utilizado para esquentar rapidamente partes específicas do corpo dos robôs, enquanto uma fina camada de vidro faz com que o local deformado volte ao seu estado inicial após o resfriamento. À medida que o bot muda de uma fase para outra, o movimento de locomoção é criado.

“O laser não apenas controla remotamente o robô para ativá-lo, mas também determina a direção que ele deve seguir. A digitalização da esquerda para a direita, por exemplo, faz com que o robô se mova no sentido oposto. Como essas estruturas são muito pequenas, a taxa de resfriamento é muito rápida, proporcionando uma boa velocidade de deslocamento”, acrescenta Rogers.

Montagem simples

Para fabricar uma criatura tão pequena, os cientistas recorreram a uma técnica de montagem inspirada em um livro infantil de modelagem, conhecida como “pop-up”. Eles fabricaram os precursores das estruturas do caranguejo ambulante utilizando geometrias planas.

Continua após a publicidade

Esses precursores foram colocados em um substrato de borracha levemente esticado que, ao ser relaxado e aquecido, faz com que o robô “surja” com formas tridimensionais precisamente definidas. Voltando ao livro infantil, é como se o usuário apertasse um objeto plano até ele se transformar em uma figura palpável.

“Com essas técnicas de montagem e conceitos de materiais, podemos construir robôs ambulantes de quase todos os tamanhos ou formas 3D, incluindo minhocas, grilos e besouros, capazes de se locomover por espaços reduzidos onde outro robô nem sequer conseguiria entrar”, encerra o professor John Rogers.

Fonte: Northwestern University