Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon apresenta robô inteligente que agiliza processo de separação de produtos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2022 às 10h06

Link copiado!

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon
Tudo sobre Amazon

A Amazon apresentou o Sparrow, um robô que utiliza inteligência artificial (IA) para detectar, selecionar e manusear objetos de forma autônoma e individual. Segundo a empresa, o bot foi projetado para agilizar o processo de separação dos produtos antes que eles sejam embalados.

O objetivo, de acordo com um comunicado no blog da companhia, é reduzir a quantidade de tarefas repetitivas que os funcionários humanos realizam diariamente, abrindo espaço para que eles possam ser aproveitados em outras atividades menos desgastantes e mais produtivas.

Continua após a publicidade

“O Sparrow consegue automatizar a seleção de itens em nosso e-commerce usando IA e visão computacional, permitindo que todo o processo de triagem seja realizado de maneira mais eficaz e segura, otimizando o tempo e o espaço em nossos armazéns”, disse a empresa em seu comunicado à imprensa.

Robô autônomo

Além do sistema avançado de inteligência artificial, o Sparrow possui um dispositivo de sucção a vácuo que permite segurar itens extremamente delicados, evitando que objetos mais sensíveis sejam danificados ou amassados durante o processo de separação e triagem.

Continua após a publicidade

Até agora, a tecnologia de manuseio utilizada nos depósitos da Amazon contava com robôs capazes de movimentar apenas produtos já embalados. No entanto, esse sistema exigia que trabalhadores humanos completassem o serviço, separando e colocando as encomendas dentro de caixas.

“O Sparrow representa um grande avanço na tecnologia de ponta da robótica industrial. Com esse sistema, ele pode reconhecer e manipular milhões de itens, ajudando a aumentar a eficiência ao automatizar uma parte crítica do nosso atendimento com mais segurança”, explicou a Amazon.

Colegas de trabalho

No futuro, A Amazon também pretende utilizar o Sparrow para otimizar o espaço ocupado por cada produto dentro de uma embalagem. Atualmente, o comércio online da empresa de Jeff Bezos trabalha com mais de 100 milhões de itens globalmente, sendo 50 milhões aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, a ideia não é usar o Sparrow para substituir seus empregados humanos, mas sim implementar essa tecnologia para auxiliar os funcionários, permitindo que pessoas e máquinas trabalhem em conjunto para melhorar os processos dentro dos centros de distribuição.

“Esses novos tipos de funções, que empregam milhares de pessoas em toda a Amazon, ajudam a demonstrar o impacto positivo que a tecnologia e a robótica podem ter para nossos funcionários e nosso local de trabalho. Apoiar nossos colaboradores e ajudá-los a fazer a transição para setores que trabalham com nossa tecnologia é uma parte importante de como continuaremos a inovar”, informou a empresa.