Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Águia destrói drone em pleno voo e mostra quem é que manda na natureza

Por| 13 de Agosto de 2015 às 13h01

Link copiado!

Águia destrói drone em pleno voo e mostra quem é que manda na natureza
Águia destrói drone em pleno voo e mostra quem é que manda na natureza

Os drones podem ser a maior tendência do mercado, um marco na história da tecnologia e capazes de fazer muitas coisas — mas ainda são incapazes de sobreviver à fúria da natureza. Afinal, o que acontece quando um desses robôs é confrontado por uma águia enfurecida em pleno voo?

Bem, não é difícil imaginar o estrago que o animal é capaz de causar quando se sente ameaçado por aquele "estranho pássaro" em seu caminho, não é mesmo? E se esse infeliz encontro tivesse sido registrado pela pobre vítima mecânica? Pois foi exatamente o que ocorreu na Austrália, a terra mágica onde esse tipo de coisa bizarra sempre acontece.

Uma equipe do Melbourne Aerial Video estava controlando um pequeno drone na região e fazendo gravações aéreas do local quando foram surpreendidos pela ave, que foi simplesmente implacável em seu ataque. O mais curioso é que, mais do que ver o momento exato em que o animal parte para cima, é possível perceber o quanto ele vem certeiro sobre o seu alvo.

Continua após a publicidade

Ele praticamente surge do nada apenas para derrubar o drone. E o estrago foi tanto que a única coisa que restou do equipamento foi a câmera, que sobreviveu muito bem à queda e registrou até mesmo os rodopios que ela fez no ar antes de cair em algum ponto da mata australiana.

Como o site Popular Science aponta, as águias australianas — também conhecidas como Aquila audax — defendem de maneira bem agressiva seu território, tanto que não são raros os relatos de ataques a parapentes e até mesmo a helicópteros. E, se elas não se sentem ameaçadas nem mesmo por veículos assim, não vai ser um drone que vai meter medo e mudar essa realidade.

No entanto, essa não é a primeira vez que um desses robôs é atacado por aves — e tampouco vai ser a última. Tanto que, no ano passado, o Serviço Florestal dos Estados Unidos proibiu o uso de drones em áreas de reservas para evitar que a presença desse tipo de equipamento assustasse as aves desses locais ou que isso atrapalhasse todo o processo de reprodução.

Além disso, há também a possibilidade de os animais se machucarem durante o ataque, o que pode ser ainda mais sério. No caso da águia australiana, é quase certo que ela está bem, mas ela é quase uma exceção em episódios como esse.

Continua após a publicidade

Tanto que, de acordo com o operador do drone atacado, o episódio vai servir de lição para o pessoal do Melbourne Aerial Video e isso vai se transformar em um novo procedimento de controle. Segundo ele, assim que uma ave de rapina for avistada pelas câmeras durante o voo, a melhor coisa a se fazer é pousar e deixar o animal seguir seu caminho.

Fonte: Melbourne Aerial Video (YouTube), The Verge, Popular Science