Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTuber Onision é banido do Patreon após expor celular da ex na internet

Por| 28 de Novembro de 2019 às 15h14

Link copiado!

(Imagem: Acervo pessoal)
(Imagem: Acervo pessoal)

Mais um caso de controvérsia no universo dos influenciadores digitais chega às manchetes nessa véspera de Black Friday: o youtuber Gregory “Onision” Jackson, conhecido por seu conteúdo controverso na plataforma de vídeos, acabou banido da plataforma de financiamento coletivo Patreon após ser acusado de promover doxing, ou seja, a prática de expôr publicamente informações privadas de outra pessoa.

Neste caso, Onision acabou publicando em seu perfil no Twitter, no último domingo, imagens de uma conversa privada que manteve com a também youtuber Billie Dawn Webb, com quem manteve um relacionamento breve que ela descreve como “abusivo” e “coercitivo”. Uma das imagens em questão mostrava o número de celular da vítima. Rapidamente, o Twitter agiu e derrubou os tuítes, mas não antes que usuários conseguissem salvar o material. Pelos termos de uso do Twitter, a rede social de microblogs não proíbe a postagem de prints, salvo por casos onde eles expõem informações privadas, como foi o caso aqui.

A situação chegou até o Patreon, que, por meio de um porta-voz, confirmou ao The Verge que Onision estava banido de utilizar a plataforma de financiamento coletivo, onde o youtuber mantinha pouco mais de 500 apoiadores que contribuíam com seu conteúdo por meio de doações. “Sim, nós removenos Onision do Patreon pois ele violou nossos termos contra Bullying e Assédio em relação à prática de doxing. O Patreon não permite a criadores usarem a plataforma para financiar a prática de doxing. Nossos termos junto à Comunidade claramente proíbem o doxing e afirmam que qualquer criador pego nesse ato malicioso — ou encorajando outros a fazerem isso — poderão ser banidos de usarem o Patreon”.

Continua após a publicidade

Comentando o caso, Onision disse que estava confuso quanto a porque havia sido banido em primeiro lugar: “Eu terminei [com Webb] em 2016. Ela está chateada comigo desde então. Eu postei os prints de quando eu elogiei o nosso relacionamento há anos, expressando o quão triste eu estava sobre como ele não deu certo”.

Billy Dawn Webb era uma fã do canal de Onision que, segundo ela própria contou em diversas ocasiões, acabou pressionada pelo youtuber e seu atual companheiro Kai “CoolGuyKai” Anderson em manter relações sexuais a três. Recentemente, outras seis mulheres vieram a público acusar Onision de práticas similares, relatando que ele, junto de Kai Anderson, se aproximava delas online, pressionando-as a viverem situações “inapropriadas”. Em um dos casos, uma mulher que pede para ser referida publicamente apenas como “Sarah” diz que os dois a convenceram a formar um relacionamento a três, fazendo com que ela fosse morar com eles quando tinha apenas 16 anos.

O YouTube foi abordado para comentar o caso, mas até o momento não se manifestou.

Fonte: The Verge