YouTube se engana e relaciona o incêndio de Notre Dame com 11 de setembro

Por Se Hyeon Oh | 16 de Abril de 2019 às 10h09
Tudo sobre

YouTube

Saiba tudo sobre YouTube

Ver mais

Infelizmente, esta segunda (15) foi um dia de perda inestimável por causa do incêndio que consumiu a Catedral de Notre Dame, um dos patrimônios históricos mais notáveis do mundo. Para deixar tudo ainda mais trágico, a inteligência artificial do YouTube parece ter confundido o incêndio com um ataque terrorista, pois, em vários canais de notícias da plataforma, o ataque de 11 de setembro acabou sendo colocado em destaque em pequenos painéis.

Durante os streamings ao vivo do incêndio, uma citação do ataque de 2001 ficou visível por um breve momento, em conjunto às imagens de canais como o CBS News, FRANCE24 e NBC News, deixando a situação bem constrangedora, pois o caso de Notre Dame não possui nenhum indício de ter ocorrido a partir de ataques terroristas.

Pelo visto, o tal destaque faz parte da verificação de fatos do YouTube para evitar a disseminação de teorias de conspiração e a desinformação dentro da plataforma. Os pequenos “banners” que são mostrados aos usuários mostram detalhes da Wikipedia e de outras fontes, como a Enciclopédia Britânica, para esclarecer as supostas conspirações.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Um porta voz do YouTube, em comunicado enviado ao The Verge, explicou que os painéis são acionados por algoritmos e, às vezes, o sistema acaba realizando uma chamada errada. Em adição, ele ainda informou que estão “desativando esses painéis para transmissões ao vivo relacionadas ao incêndio".

Canal do CBN News com a citação do 11 de setembro (Imagem: The Verge)

Canal do FRANCE24 com a citação do 11 de setembro (Imagem: The Verge)

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.