Publicidade

YouTube planeja encerrar anúncios em vídeos voltados ao público infantil

Por| 20 de Agosto de 2019 às 20h50

Link copiado!

YouTube planeja encerrar anúncios em vídeos voltados ao público infantil
YouTube planeja encerrar anúncios em vídeos voltados ao público infantil
Tudo sobre YouTube

Os reguladores da Federal Trade Comission (uma agência independente dos Estados Unidos que investiga o desvio de patentes e direitos autorais) estão examinando se o YouTube violou a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA, na sigla em inglês) por meio da coleta de dados e da falta de proteção dos jovens usuários na plataforma. Antes que a situação comece a ficar tensa, a plataforma de vídeos resolveu tirar os anúncios em vídeos destinados a crianças.

A agência chegou a um acordo com o YouTube, mas não divulgou os termos. Não está claro se as alterações do YouTube significam a liquidação completa dos anúncios ou não. E os planos ainda podem mudar. No entanto, um problema em torno dessa nova medida é a sua aplicação subjetiva; afinal, não ficou exatamente claro o que define um vídeo voltado para crianças, e a estratégia da empresa já está enfrentando algumas críticas, por causa dessa possível dificuldade que acompanharia a mudança. Além disso, a medida poderia prejudicar imediatamente as vendas de anúncios para a gigante do vídeo, embora não tanto quanto outras propostas na mesa.

Em julho deste ano, foi relatado que a Federal Trade Commission chegou a um acordo com a Google sobre o assunto, com a empresa-mãe do YouTube tendo que pagar uma "multa de milhões de dólares". Mas os termos exatos do acordo e a multa permanecem não revelados. O YouTube tomou medidas durante o ano passado, como fechar comentários em vídeos protagonizados por crianças e limitar recomendações em vídeos que considera colocar crianças em risco. No entanto, grupos de consumidores reclamaram à FTC que a empresa ainda não está fazendo o suficiente.

Continua após a publicidade

O YouTube vem divulgando conteúdo familiar com muito mais intensidade nas recomendações das últimas semanas. A empresa foi incentivada a mover todos os vídeos voltados para crianças do YouTube para o site e aplicativo separados do YouTube Kids. Mas a companhia (e os criadores de conteúdo) disseram que um passo tão drástico poderia repercutir em toda a comunidade da plataforma. Sendo assim, resta esperar como vai se desdobrar a estratégia da plataforma destinada ao compartilhamento de vídeos.

Fonte: Bloomberg via The Verge