X/Twitter volta a testar botão “não gostei” para respostas
Por Guilherme Haas |
A plataforma X/Twitter pode apresentar novamente uma opção para dar “dislike” em respostas na rede social e mudar a forma como as interações são classificadas. Embora a empresa não tenha feito um anúncio oficial, descobertas recentes indicam que o botão de “não gostei” pode ser representado por um ícone de coração partido.
Referências encontradas no código do aplicativo iOS do X mostram o botão de coração partido ao lado do tradicional botão de "like" em formato de coração, além de menções diretas a uma função de "downvote".
Histórico de “não gostei”
Em 2021, antes da aquisição de Musk, o Twitter já havia testado uma função de negativação, tanto para curtidas quanto para desaprovações em todas as publicações.
No entanto, as descobertas mais recentes indicam que o X poderá permitir downvotes apenas nas respostas, com o objetivo de destacar as melhores respostas no topo de uma longa thread e rebaixar as menos apreciadas.
Essa nova classificação com base nas curtidas e “desaprovações” pode ajudar a evitar que usuários publiquem conteúdo provocativo apenas para gerar engajamento negativo. Por enquanto, esse sistema está apenas em desenvolvimento e ainda não foi liberado para o público.
Botão de coração partido
No início deste mês, o usuário especialista em engenharia reversa Aaron Perris encontrou referências a um recurso de negativação no aplicativo iOS do X. Em capturas de tela compartilhadas por Perris, há referências à função de "downvote", com textos que pedem aos usuários para confirmar a negativação de uma resposta.
Perris também publicou no X imagens encontradas no código do app que apresentam o visual do botão de coração partido que poderá ser utilizado para “desaprovar” comentários em uma postagem.
Apesar do foco inicial nas respostas, existe a possibilidade de que o X considere aplicar o recurso de “não gostei” para todas as publicações na plataforma.
Essa não é a única novidade recente no sistema de "likes" da plataforma. Em junho, o X começou a esconder as curtidas do público, permitindo que as pessoas curtam conteúdos mais polêmicos sem comprometer sua imagem.