Publicidade

Vale a pena usar o Tumblr?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Dezembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Vale a pena usar o Tumblr?
Vale a pena usar o Tumblr?
Tudo sobre Tumblr

Será que vale a pena voltar a usar o Tumblr após tantos anos? Ou, para quem nunca experimentou a plataforma, seria este o momento para criar uma conta por lá? A rede social experimentou uma espécie de retomada após as polêmicas envolvendo a venda do Twitter para Elon Musk.

O Tumblr é uma plataforma de criação de conteúdo com blogs e ferramentas de rede social, como curtidas e compartilhamento. O serviço conta com um sistema que lembra o Blogger, as ferramentas do Twitter e o visual do Pinterest, o que oferecer amplas possibilidades de produção em formatos de texto, links, citações, GIFs, músicas, áudios e vídeos.

Para se responder à dúvida do título, é preciso mais do que opinar. É preciso considerar algumas vantagens e desvantagens do serviço, bem como analisar o cenário atual das mídias sociais para se chegar a uma conclusão. Confira a análise do Canaltech sobre a possibilidade de se voltar para o Tumblr.

Continua após a publicidade

Vantagens do Tumblr

O Tumblr tem a versatilidade como grande ponto positivo. Embora seja uma rede social antiga, lançada na segunda metade dos anos 2000, a plataforma de blogs possui muitas vantagens incomparáveis com nenhuma rival.

Pesam a seu favor o imenso suporte a formatos de quase todo tipo, como texto, foto, link, vídeo, GIFs e áudio. Além disso, os posts do Tumblr também permitem a criação de citações (bem ao estilo daquelas frases de Clarisse Lispector que você vê pelos feeds) e de pequenos diálogos como em livros ou histórias de cinema.

Continua após a publicidade

Toda essa vasta gama de opções possibilitam uma produção altamente complexa, como se você estivesse em um site completo. É como um texto aqui do CT, por exemplo, no qual você pode encontrar de tudo um pouco: matérias com vídeos, imagens animadas, hyperlinks e conteúdo escrito — com o diferencial que no Tumblr é mais simples e sem uma URL tão personalizada.

A ferramenta de blogs permite uma personalização totalmente alinhada ao seu gosto. Mais do que apenas trocar imagens do perfil, no serviço é possível configurar o esquema de cores, trocar as fontes, colocar imagens de capa, trocar o plano de fundo e muitos outros recursos. Quem tem experiência em HTML ainda pode fazer ajustes mais afinados na página, deixando cada elemento conforme sua preferência.

Continua após a publicidade

Basicamente, a sua conta no Tumblr pode funcionar como um site próprio, independentemente do seu objetivo. Muitos profissionais usam o espaço como um portfólio para trabalhos artísticos, enquanto outros preferem registrar seus pensamentos e poemas como em um blog pessoal. Se você não tem habilidade ou dinheiro para construir um website do zero, pode apenas apostar no espaço como uma plataforma eficaz de lançamento de algum produto.

Resumo dos pontos positivos do Tumblr

  1. Suporte a vários formatos multimídia;
  2. Liberdade de criação, inclusive em temas adultos;
  3. Sem limitação de caracteres;
  4. Muitas opções de personalização ao seu blog;
  5. Possibilidade de ter um site próprio sem pagar nada.

Desvantagens do Tumblr

Continua após a publicidade

A imensa quantidade de opções também pode ser vista como um ponto negativo. Como o Tumblr é extremamente versátil, há quem o considere complexo demais para ser usado por usuários comuns.

Essa mistura entre feed de rede social e blogs integrados também deixa muita gente confusa. É um blog, uma mídia social ou um serviço de criação de conteúdo para a web? O Tumblr é tudo isso junto, mas essa "mistureba" acaba sendo abrangente demais, não atingindo um público específico.

A principal desvantagem do Tumblr é a falta de audiência para seu conteúdo. A não ser que você tenha familiaridade com a escrita em inglês, seus conteúdos em português provavelmente devem flopar por lá. Isso porque a rede social está longe do seu auge de público, alcançado ali por volta dos anos de 2010, portanto há pouca gente para interagir.

Continua após a publicidade

Com a liberação dos nudes e conteúdos adultos, como violência, drogas e temáticas psicológicas, há cada vez mais apelo para um público mais velho. A maioria é composta por pessoas em busca de pornografia ou vídeos que não tem espaço em outras redes sociais, como o Instagram, o Twitter e o TikTok. Não é um público fiel que se possa construir uma relação duradoura.

Por não ter tanto público, também não é uma rede social que atrai anunciantes nem monetização. Quem cria conteúdo no Tumblr está lá muito mais pela impulsão que a rede pode dar em um trabalho mais artístico do que pela grana em si.

Continua após a publicidade

Resumo dos pontos negativos do Tumblr

  1. Muitas opções confundem os novatos;
  2. Poucos usuários ativos;
  3. Dificuldade de compreender qual é o foco: rede social ou blog;
  4. Conteúdos sexuais, violência e drogas;
  5. Falta de monetização e de interesse das empresas.

Vale a pena trocar para o Tumblr?

Se você nunca usou o Tumblr antes, pode ser interessante criar uma conta por lá para conhecer. É importante se aventurar sem medo, de coração aberto e disposto a fuçar tudo para aprender a mexer nos blogs e no feed da rede social.

Continua após a publicidade

Além disso, os artistas visuais, designers, músicos e outros segmentos específicos conseguem obter algum sucesso por lá. Se você tem um trabalho que não depende tanto de um idioma, quanto à escrita ou os vídeos falados, talvez possa tentar a sorte com os tumblrs.

O momento atual de crescimento pode indicar algum nível de retomada do Tumblr, ainda que de maneira bem mais discreta no passado. Mesmo assim, é complicado projetar algum futuro para uma rede tão cheia de detalhes.

Continua após a publicidade

Devo sair do Twitter para o Tumblr?

Não, você não deve fazer isso no atual momento.

Quem possui perfil no Twitter ou em outra rede social, não deve abandoná-lo em prol do Tumblr pela falta de perspectiva de futuro. Ainda que o serviço seja até mais completo que muitas opções disponíveis por aí, seria muito arriscado deixar plataformas consolidadas para arriscar algo em uma rede que estava no ostracismo até o ano passado.

Continua após a publicidade

Se você deseja apenas potencializar o seu alcance, buscando novas formas de interação e um público diversificado, a entrada no Tumblr é uma boa pedida. Lá você vai atingir pessoas que provavelmente não o faria com o algoritmo limitado do Instagram e a exigência de criação de vídeos curtos do TikTok.

Muitos especialistas em SEO usam o Tumblr como uma ótima ferramenta para expandir seus conteúdos. Por ter um endereço antigo e respeitado, o serviço pode ser usado como um ótimo backlink para seu site, ajudando a potencializar um blog ou um post em outra rede social mais rentável.

Quem já é usuário, deve voltar para o Tumblr?

Continua após a publicidade

Sim, essa pode ser um bom momento para tirar a poeira do seu Tumblr e investir na replicação de conteúdo.

Se você usou a plataforma no passado, talvez já tenha conquistado alguns seguidores que podem ainda estar por lá. Mesmo que não estejam, ter um perfil minimamente reconhecido pode dar mais visibilidade para seu blog, ainda que ele esteja parado há vários anos.

Não vale à pena dedicar tempo para criar nada exclusivo por lá, já que é impossível saber como será o futuro da rede. Embora esteja se recuperando de uma década ruim, o Tumblr ainda patina para tentar encontrar seu nicho e para trazer de volta pessoas do seu período mais fecundo.

Dedicar esforço produzindo algo para especificamente para lá pode significar falar para ninguém ou perder tempo que poderia ser usado em redes maiores. Porém, se você já tem o hábito de criar para outras redes, não custa nada usar o Tumblr antigo como mais uma plataforma para expandir o seu trabalho.

O Tumblr é gratuito e pode ser acessado via navegador ou por aplicativos para celulares (Android | iOS).