Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Tumblr?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Novembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

O que é Tumblr?
O que é Tumblr?
Tudo sobre Tumblr

O Tumblr é uma plataforma de criação de conteúdo e hospedagem de blogs com toques de rede social. O serviço mistura Blogger, Twitter e Pinterest para oferecer a possibilidade de produção em formatos de texto, links, citações, GIFs, músicas, áudios e vídeos.

Estima-se que o Tumblr tenha mais de 495 milhões de blogs e mais de 420 milhões de usuários. O site chegou a passar por mal bocados na década passada, mas parece ter conseguido se recuperar parcialmente nos últimos anos.

O Tumblr foi criado em 2007, tendo sido comprado pelo Yahoo em 2013 por US$ 1,1 bilhão. A plataforma está disponível na versão web (navegadores) e para os sistemas operacionais iOS e Android. Atualmente, ele pertence à Automattic, dona do Wordpress.

Continua após a publicidade

Tumblr é blog ou rede social?

O Tumblr é um meio-termo entre blog e rede social. Você verá um formato que se assemelha ao Instagram, com uma imagem em destaque e a possibilidade de interagir com curtidas, compartilhamentos e comentários. Há também as hashtags e algoritmos de distribuição de conteúdo com conforme suas escolhas.

O limite máximo de 4.096 caracteres é bem maior do que a maioria dos rivais de mídias sociais, com possibilidades amplas para a criação. Além disso, não há limite de quantas publicações você pode fazer por dia. Embora tenha essa pegada de blog, conteúdos longos ou densos não costumam fazer sucesso por lá — fotos e vídeos, sim.

Continua após a publicidade

Em razão disso, muita gente o usa como blog para divulgar novidades rápidas da sua empresa ou para promover o trabalho, principalmente artistas, escritores e designers. Existe também apelo para conteúdo adulto por lá, seja com contos eróticos, imagens pornográficas ou vídeos de sexo.

Não é preciso se preocupar com a visualização de conteúdo nocivo, pois o Tumblr possui filtros ativados por padrão para barrar conteúdo adulto, sobre dependência de álcool ou drogas e violência. Quem quiser pode desativar tais filtros nas configurações para navegar por publicações deste estilo.

Quem usa o Tumblr?

Qualquer pessoa com mais de 13 anos pode criar um blog para uso pessoal ou empresarial, sem precisar pagar nada por isso. Mesmo assim, não é todo mundo que o utiliza regularmente: entre os famosos, por exemplo, dá para citar o ator Ryan Reynolds.

Continua após a publicidade

O público é predominantemente jovem, interessado principalmente em artes, desenhos e memes. Há também bastante apelo por conteúdos sobre comida e alimentação saudável, com várias receitas interessantes para quem deseja aprender a fazer pratos vegetarianos.

Por outro lado, existe um movimento crescente de gente mais velha entrando no serviço em busca dos conteúdos mais adultos. A plataforma chegou a se incomodar com isso, com temor de se tornar um novo OnlyFans, mas retrocedeu na decisão para liberar os nudes.

O serviço é gratuito para todos os usuários, mas há um plano pago para quem deseja uma experiência sem anúncios nem conteúdos promocionais. O Tumblr pago custa US$ 4,99 por mês ou US$ 39,99 por ano, com assinaturas renovadas automaticamente.

Continua após a publicidade

Como funciona o Tumblr

Normalmente os posts são curtos, lembrando muito os do Instagram, porém com múltiplas imagens postadas uma abaixo da outra, em vez do carrossel em lateral. A ideia do Tumblr é ser um espaço para usar a criatividade livremente, com bastante diversidade de conteúdos, por isso existe uma ampla gama de produtores de conteúdo.

Essas são algumas das tags mais populares de lá:

  • #art
  • #beauty
  • #food
  • #celebrities
  • #fashion
Continua após a publicidade

Grande parte das funções de controle e administração do Tumblr são acessíveis pelo Dashboard (painel de controle), que permite ao usuário criar novos posts (texto, foto, vídeo, citação, link, diálogo e áudio) e alterar características de seu espaço na rede.

Além disso, o Tumblr apresenta uma linha do tempo com posts dos tumblrs que o usuário segue, permitindo o envio de mensagens particulares, compartilhamento de postagens, curtidas e comentários. No feed, cada usuário pode ver as novidades das pessoas que segue ou das hashtags selecionadas.

Uma seção exclusiva mostra todas as notificações do seu blog. Essa área é subdivida em quatro seções para facilitar a identificação do aviso:

  1. Tudo
  2. Menções
  3. Reblogs (equivalente ao retuíte)
  4. Respostas
Continua após a publicidade

O feed é infinito, ou seja, está sempre carregando mais novidades para exibir conteúdos baseados nos seus gostos, atividades recentes ou "Escolhas da Redação". Isso significa que o usuário provavelmente nunca chegará ao fim da rolagem de tela, pois a rede social exibirá publicações inspiradas nos assuntos marcados.

Você não precisa se restringir a um único tumblr: dá para ter vários blogs e todos são gerenciáveis pelo seu perfil. Quem não quiser começar do zero pode pagar por um impulsionamento para alcançar mais gente. Segundo o site oficial, é possível receber centenas de visualizações, criar uma comunidade de fãs e alcançar mais gente com o Tumblr Blaze.

Se você for popular, pode até receber presentes de outros usuários. Esses mimos podem ser dados por seguidores e ainda estão em fase de construção. É provável que seja futuramente implementado um recurso para transforar esses brindes recebidos em dinheiro para o criador.

Continua após a publicidade

Como mudar o visual do Tumblr?

Uma das vantagens do Tumblr é a possibilidade de personalização da aparência com templates prontos (gratuitos ou pagos) ou com ajustes manuais. Quem já tem familiaridade com o Wordpress não deve ter tanta dificuldade em lidar com o dashboard, porém os demais podem se assustar com tantas opções.

O Tumblr deixa você editar praticamente tudo: desde o título do seu site até a criação de feeds RSS e AMP (Google). Você deverá criar uma descrição do seu blog, definir um avatar (foto ou logo) e escolher a combinação de cores desejada.

É possível personalizar a cor dos títulos, do plano de fundo e dos realces manualmente. Se você tiver familiaridade com HTML, dá para fuçar no código da página para inserir os elementos desejados, juntamente com CSS.

Continua após a publicidade

O que é uma "pessoa Tumblr"?

O Tumblr ficou conhecido pelo seu padrão visual e pelas fotografias que os usuários postam com filtros. Por seu volume de imagens, as fotos fazem bastante sucesso por lá e, em geral, são de pessoas consideradas estilosas, que usam a estética dos anos 1990.

Assim, as pessoas mais seguidas por seu visual na rede passaram a serem conhecidas como “pessoas Tumblr” e servem de referência para outras redes sociais, como Instagram. Na prática, as "pessoas Tumblr" são influenciadores digitais muito famosos por lá.

Continua após a publicidade

Vale substituir um blog ou Twitter pelo Tumblr?

A resposta é curta e direta: não vale. Embora o Tumblr tenha muitas ferramentas, o serviço não é tão popular como no passado, por isso a audiência é baixa. Além disso, é pouco provável que você tenha um perfil de destaque por lá se não tiver um nicho específico, como conteúdo adulto, beleza ou arte.

Um uso bastante útil do Tumblr é para fortalecer a autoridade de sites por meio de estratégias de SEO (otimização de conteúdo para motores de busca). Por ser um domínio antigo e relevante, apontamentos vindos de blogs de lá podem ajudar na construção de páginas com melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Continua após a publicidade

Quem deseja se aventurar no Tumblr deve fortalecer a presença nas redes sociais e usá-las como um gancho para o serviço. Abrir mão de Instagram, Twitter, TikTok ou até do Pinterest em favor dos blogs não costuma ser uma boa escolha — inclusive porque não há monetização tão desenvolvida como nas mídias sociais.

Faça isso de forma comedida, planejada e sem apostar todas as fichas no serviço, afinal nunca se sabe como será o amanhã e o Tumblr pode ir parar na tumba (desculpe o trocadilho) do dia para a noite.