Unfollow no Instagram: tire todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta

Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Caso você seja novo(a) no Instagram e ainda não saiba muito sobre como utilizar a rede social, provavelmente já se perguntou sobre como funciona o “unfollow”. Há diversas dúvidas que permeiam esse assunto, principalmente a respeito da discrição, pois muitas pessoas temem que consigam descorir quem parou de seguir quem.

Basicamente, a opção de “dar unfollow” ou “deixar de seguir” significa deixar de ver as postagens e a atividade de alguém nas redes sociais. No Instagram, como a única opção é de seguir ou não alguém, isso significa que, a partir do momento em que você der unfollow em uma pessoa, não fará mais parte de sua lista de seguidores. Já, em outras redes sociais, como o Facebook, deixar de seguir alguém não implica necessariamente em desfazer amizade com ela, pois a opção “unfollow” permite apenas que você deixe de ver suas postagens na timeline, mantendo o contato salvo como amigo.

A seguir, confira respostas para algumas dúvidas que podem surgir acerca da ferramenta de unfollow no Instagram:

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Quando eu paro de seguir uma pessoa, ela é avisada?

O Instagram nunca notifica ninguém a respeito dos unfollows que a pessoa recebeu, somente sobre novos seguidores. Da mesma maneira, caso alguém pare de seguir o seu perfil, você não ficará sabendo por meio do aplicativo oficial.

Quando eu dou unfollow em alguém, os Stories dessa pessoa ainda aparecem para mim?

Quando você para de seguir alguém, tanto as postagens do feed quanto os Stories dessa pessoa param de aparecer para você. Assim, para ver os Stories, você terá que ir manualmente até o perfil da pessoa e torcer para que o perfil seja aberto a todos, e não restrito apenas a seguidores autorizados. Porém, vale ressaltar que, nesse caso, a pessoa poderá ver que você visualizou seu Stories.

Além disso, caso ela ainda te siga, seus posts e Stories aparecerão para ela mesmo que você pare de segui-la. A única maneira de impedir que ela veja seus posts é bloqueando-a. Caso a preocupação seja com os Stories, é possível ocultá-los de qualquer um através da opção “ocultar story de”.

Para isso, vá até os seus Stories e clique em "mais", no canto inferior direito da tela. Em seguida, selecione a opção "configurações do story":

Captura de tela: Ariane Velasco

Depois, selecione a opção "ocultar story de" e o perfil da pessoa que você deseja ocultar seus stories futuros:

Captura de tela: Ariane Velasco

Pronto! A pessoa não verá mais suas publicações nos Stories.

Qual é a diferença entre dar unfollow em alguém e bloquear?

Quando você simplesmente para de seguir alguém, os posts da pessoa deixam de aparecer em sua timeline. Quando, além de dar unfollow, você bloqueia a pessoa, os posts e Stories que você publicar não poderão ser mais vistos por ela e ela também não poderá mais seguir você. Vale ressaltar que, quando você bloqueia alguém, automaticamente deixa de segui-lo.

Para bloquear alguém, basta ir até o perfil da pessoa, clicar sobre o ícone dos três pontinhos no canto superior direito da tela e selecionar a opção "bloquear":

Captura de tela: Ariane Velasco

É possível deixar de ver os posts sem dar unfollow na pessoa?

Sim, é possível. Para isso, o Instagram conta com a opção “silenciar”, que permite continuar seguindo alguémm, mas sem ver os seus posts na timeline.

Para silenciar alguém, basta ir até o perfil dessa pessoa, clicar nos pontinhos localizados no canto superior direito da tela e, em seguida, pressionar “silenciar”. Você então verá as opções de silenciar somente os Stories e somente as publicações, ou ambos. Selecione a opção desejada e você não verá mais aquele conteúdo.

É possível saber quem alguém segue no Instagram?

Sim. Para isso, basta ir até o perfil da pessoa e clicar sobre a opção “seguindo”. Você verá todas as contas que a pessoa segue na rede social. Além disso, clicando sobre “seguidores”, você verá as contas que a seguem.

Como posso saber quem deixou de me seguir?

O Instagram costumava contar com webapps que permitiam visualizar os unfollows recentes, bem como as contas que não lhe seguiam de volta. No entanto, muitos desses webapps deixaram de funcionar por conta das novas políticas internas da rede social, focadas em maior privacidade.

Contudo, é possível contar com aplicativos na App Store e Google Play que realizam essa função, mas é importante dizer que eles não são oficialmente suportados pelo Instagram, e podem exibir publicidade ou até mesmo emitir cobranças em seu cartão para desbloquear recursos avançados. Alguns deles são:

Além disso, é possível ir manualmente até o perfil das pessoas que você segue e pesquisar o seu nome ou username na lista de “seguindo”, ou seja, das pessoas que aquelas contas seguem. Assim, você saberá se é seguido ou não por elas sem precisar instalar nenhum app adicional somente para isso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.