Twitter vai apagar contas sem atividades e liberar nomes de usuário
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Twitter vai começar a se livrar de contas sem uso durante anos, anunciou Elon Musk nesta segunda-feira (8). A onda de banimentos deve disponibilizar uma infinidade de nomes de usuários registrados anos atrás por contas atualmente inutilizadas.
- Criador do Twitter volta a criticar gestão de Elon Musk
- Twitter permitirá que usuário pague por acesso a artigos avulsos
"Estamos removendo contas que não tiveram nenhuma atividade por vários anos, então você provavelmente verá uma queda na contagem de seguidores", disse o dono da rede social num tuíte.
O bilionário não esclareceu, porém, quais critérios a plataforma seguirá para remover contas, tampouco o que o Twitter considera como "conta sem atividade". A falta de comunicação pode gerar tumulto na rede social e, uma vez que os detalhes não foram fornecidos, a medida pode afetar perfis usados somente para conferir o que se passa na plataforma.
A limpa do Twitter também pode afetar contas de usuários falecidos, deixando pessoas sem os registros digitais de amigos ou familiares que já se foram. Nas respostas ao tuíte, usuários pedem para que Musk reconsidere e preserve esses perfis.
Por que apagar contas inativas do Twitter?
A princípio, a limpa de contas antigas servirá para disponibilizar mais nomes de usuários no Twitter. Frequentemente, membros da rede social se queixam de não conseguir utilizar o apelido preferido no Twitter pois ele já foi registrado em outro perfil muitos anos antes — por vezes, por contas sem nenhum tipo de atividade há um bom tempo.
Depois da limpa, esses nomes estarão livres novamente para serem adotados por pessoas ativas no Twitter. Sendo assim, se a onda de suspensões for concluída, vale ficar atento se o @ que você quer ficou disponível.
Usuários sugerem alternativas para limpeza do Twitter
Outro efeito indesejado da limpeza do Twitter é o sumiço de tuítes históricos de contas que não são mais utilizadas.
Um usuário comentou que uma das soluções possíveis para recuperar os nomes de usuários utilizados seria renomear as contas inativas com complementos, tais como @[conta].inativa. Dessa forma, o @ seria liberado, mas a participação do perfil na plataforma seria totalmente preservada na web.