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Twitter pretende cobrar R$ 5 mil por mês para empresas usarem perfil verificado

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
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O Twitter considera cobrar US$ 1 mil (cerca de R$ 5 mil em conversão direta) por mês para manter o selo dourado de empresas. A iniciativa seria uma forma de ganhar dinheiro com a presença de companhias na rede social. As informações partem do site The Information.

A assinatura seria chamada “Verificado para organizações” e também teria um custo mensal para os perfis associados (inclusive de funcionários) de US$ 50 (R$ cerca de R$ 250). O modelo de negócios do serviço estaria em avaliação, não foi anunciado oficialmente e ainda pode mudar.

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As informações divulgadas pelo site foram obtidas a partir de mensagens internas do Twitter e reforçam as informações divulgadas pelo informante Matt Navarra, que na semana passada compartilhou um print da suposta assinatura corporativa.

“Como assinante de acesso antecipado, você receberá um selo de verificação dourado para sua organização e etiquetas de afiliação para seus associados”, explica o Twitter na mensagem vazada. "Se você deseja se inscrever, o Verificado para organizações custa US$ 1 mil por mês e US$ 50 por identificador afiliado adicional por mês, sendo o primeiro mês de afiliações gratuito”, complementa.

Missão: monetizar o Twitter

Desde a chegada de Elon Musk, o Twitter parece desesperado em implementar novas formas de monetização (principalmente envolvendo assinaturas). O Twitter Blue revisado foi lançado às pressas com o selo de verificação, causou uma bagunça na rede social, foi desligado e, então, relançado outra vez, já com métodos de autenticação melhorados. Na sua última vinda, o serviço traz um confuso porém eficiente sistema para diferenciar selos de usuários pagantes de contas de empresas, instituições e órgãos governamentais verdadeiramente autênticos.

Não seria estranho, portanto, que o Twitter estivesse pensando numa forma de ganhar dinhero em cima de companhias que atuam na rede social — que, de certa forma, também se beneficiam por estarem presentes na plataforma. O custo de US$ 1 mil seria facilmente digerido por grandes corporações, mas veículos de notícias menores, empresas pequenas e startups poderiam sentir o peso de ter que pagar mensalmente pela assinatura — o que, no ano, totaliza no mínimo US$ 12 mil.