Publicidade

Twitter muda fonte da versão web

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O Twitter começou a testar uma nova fonte com usuários da versão para navegador. A alteração na tipografia é um tanto quanto discreta, por isso muitas pessoas pode nem notar quando ela ocorrer. A troca, porém, afetou algumas letras específicas no nome do usuário, localizado nas informações do perfil.

Mesmo assim, uma rápida pesquisa na rede social já revela as reclamações dos usuários sobre a troca. A letra "L" minúscula parece ter sido a mais modificada, passando a ser exibida de modo diferente do "I" — que era usado para fingir nomes de usuários já utilizados. A letra "O" também está mais destacada do número 0, que agora possui uma pequena barra ao centro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esta provavelmente é a razão por trás da mudança: evitar a falsificação de perfis. Alguém poderia criar uma conta @CanaItech (ali tem um "I" maiúsculo em vez do "L") e tentar se passar pelo perfil oficial do CT no Twitter, por exemplo. Quem olhasse rapidamente, sem checar o selo de verificado, poderia se confundir.

Mudança de fonte no Twitter inexplicada

Não está claro por qual motivo o Twitter mudou oficialmente sua fonte nem porque decidiu fazê-lo de modo repentino. Os canais oficiais da plataforma não possuem nada sobre a atualização, então dá para presumir ser algo ainda em fase de testes.

Também não parece ter sido expandido para o aplicativo para iOS nem Android. Quem usava perfis com letras trocadas vai precisar se acostumar com a nova tipografia, que agora denuncia essa estrategia.

Normalmente, as marcas costumam explicar o conceito de uma nova tipografia, mostrando as nuances das letras e dos elementos gráficos. Isto é usado para dar ênfase na imagem institucional, além de mostrar para os aficionados em design como se cria uma fonte exclusiva.

Na última terça-feira, Elon Musk anunciou que o Twitter permitirá definir o feed cronológico como a página inicial do app. A mudança soluciona uma das principais queixas dos usuários sobre o feed organizado em abas semelhantes ao TikTok, implementado no começo de janeiro.