Publicidade

Twitter lança novo selo "Oficial" para contas relevantes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2022 às 09h16

Link copiado!

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Tudo sobre Twitter

O Twitter anunciou a estreia de um novo selo para contas relevantes. Apresentada pela executiva Esther Crawford, a etiqueta "Oficial" é uma espécie de "verificado 2.0" e não poderá ser comprada como o ícone de verificado, servindo exclusivamente para distinguir contas autênticas de companhias, parceiros comerciais, veículos de notícias, publicadoras e figuras públicas dos demais usuários.

“Nem todas as contas verificadas anteriormente receberão o rótulo ‘Oficial’ e a etiqueta não estará disponível para compra”, explicou Crawford. “As contas que receberão a tag incluem perfis de governos, empresas, parceiros, grandes meios de comunicação, veículos de notícias e figuras públicas”, disse em um tuíte.

Continua após a publicidade

O novo selo, conforme mostrou Crawford, é mais discreto que a verificação tradicional. Ele aparecerá embaixo do nome de usuário na página de perfil.

A solução servirá para assegurar a autenticidade de contas oficiais frente à “democratização” do selo de verificado. Na prática, a adição funcionará quase da mesma forma que o selo de verificação anterior, servindo quase como uma “solução” para um problema que antes não existia.

Selo de verificação para todos

Continua após a publicidade

Uma das primeiras mudanças anunciadas por Elon Musk para o Twitter foi a ampliação do selo de verificado. Agora, a etiqueta será liberada para todos os usuários que assinarem o Twitter Blue, serviço da plataforma que custa US$ 8 (R$ 40, em conversão direta) por mês.

Contudo, visto que qualquer pessoa poderá ter o identificador atrelado ao perfil, a verificação perde seu propósito original: diferenciar perfis relevantes de contas comuns. Antes, a etiqueta ajudava a comunidade a identificar jornalistas, criadores de conteúdo, artistas, companhias, governos e órgãos governamentais na rede social.

Crie um problema, venda a solução

Uma vez que o selo de verificado não mais garantirá a autenticidade da conta, ele não terá o mesmo valor para a rede social. O problema disso, no primeiro momento, é a possibilidade de usuários mal-intencionados usarem o selo para se passarem por governos, empresas e figuras públicas — preocupação esta que fez a plataforma adiar o lançamento do novo Twitter Blue para após as eleições de meio mandato dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A transformação do selo de verificado também abriu brechas para golpes de phishing. Criminosos usaram a disseminação da notícia para se passar pelo Twitter e informar aos usuários autenticados que deveriam pagar não só para manter o selo, mas para preservar suas contas. A ameaça, logicamente, é falsa.