Twitter lança área para ajudar marcas a criarem e otimizarem conteúdo

Por Felipe Ribeiro | 11 de Julho de 2019 às 20h33
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O Twitter anunciou a criação do Twitter ArtHouse, uma área especial para auxiliar marcas a criarem diferentes conteúdos para a plataforma e conectá-las com uma audiência mais qualificada. Segundo a empresa, esse setor surgiu a partir da junção das divisões de gerenciamento de criadores de conteúdo, edição de vídeos e transmissão ao vivo.

Uma das frentes de atuação da equipe do ArtHouse é a seleção dos melhores criadores para desenvolver ideias e conteúdos para as marcas. Eles estão divididos em duas categorias: personalidades, que oferecem às marcas a capacidade de explorar vozes únicas e/ou grandes bases de fãs; e artistas, que representam a lista de ilustradores, animadores e cinegrafistas que trazem suas habilidades criativas para o conteúdo.

Cases

Um exemplo sobre o uso de personalidades para se conectar com a audiência é o caso da Rappi (@RappiBrasil), que contou com o protagonismo de Mauricio Cid (@naosalvo) em uma série sobre "28 coisas que meu pai nunca fez". A marca foi a primeira no Brasil a utilizar em uma campanha o Creator Originals, permitindo a associação, via patrocínio, a conteúdos idealizados e produzidos pela própria personalidade.

Aliando a frente criativa dos artistas ao uso de personalidades, a Google Brasil (@GoogleBrasil) abordou o tema do combate ao preconceito. Além de convidar cinco artistas para ilustrar os marcos LGBTQ na luta pela igualdade, a marca contou com uma sequência de tweets para ampliar seu apoio à causa e influenciadores da comunidade LGBT para ajudar na conscientização e disseminação de suas mensagens.

Otimização de conteúdo

Além dos influenciadores propriamente, o Twitter ArtHouse tem como foco outras duas frentes do vídeo: edição e otimização. A plataforma promete utilizar as melhores práticas baseadas em dados e transmissões ao vivo, maximizando os eventos e impulsionando conversas na rede social.

Para a campanha "Kaiak Ultra", o Twitter trabalhou junto com a Natura (@naturabroficial) com o objetivo de otimizar seus conteúdos existentes para exibição em vídeo curto. O resultado foi uma edição de oito segundos com a adição de marca e elementos visuais que ajudam a contar a história.

Tendência entre os usuários

Em parceria com a Magna e a IPG Media Lab, o Twitter elaborou um estudo que mostrou que os usuários dedicam 24% mais tempo a anúncios feitos por criadores em comparação com os postados diretamente pelas marcas. E isso parece ficar mais na cabeça dos internautas: a lembrança de publicações de criadores também leva a um aumento de 41% na intenção de compra, reforçando o valor do conteúdo focado na audiência.

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