Twitter inaugura nova página inicial com seleção de tweets

Por Redação | 17.07.2015 às 11:35

O tom minimalista e básico que era usado até agora pelo Twitter está começando a ser substituído. A empresa inaugurou nesta sexta-feira (17) sua nova página inicial, que mostra uma seleção dos tweets mais importantes ou populares do momento, oriundos de perfis oficiais, celebridades ou contas com um grande número de seguidores.

Por enquanto disponível automaticamente apenas para usuários dos Estados Unidos – por ter uma curadoria voltada justamente para esse público – a homepage pode ser acessada manualmente por um link dedicado disponível para todo o mundo. O foco parece estar em mídia, com imagens, GIFs animados e links para vídeos, além de conteúdo musical ou de entretenimento, recebendo maior destaque.

Quem quiser acompanhar mais sobre determinados assuntos também conta com um menu dedicado. As categorias vão desde seleções básicas, como artistas de determinados gêneros musicais, autores ou notícias sobre temas variados, até seleções para gostos específicos, como personalidades da WWE, animais fofinhos, jornalistas de tecnologia ou perfis oficiais do governo e organizações ligadas a ele.

Twitter nova homepage

Trata-se, mais uma vez, de um sistema para manter o engajamento e a descoberta de novos perfis, de forma a manter os usuários conectados por mais tempo ao Twitter. Isso se prova verdade quando percebemos que a página inicial aparece não apenas para novos usuários, mas também para aqueles que estiverem logados, quebrando uma possível monotonia que a repetição de temas pelos perfis seguidos possa gerar. Segundo a empresa, essa é a maneira de exibir “o melhor” que o site tem a oferecer.

Não ficou claro, porém, se a curadoria de conteúdo está sendo feita manualmente, uma iniciativa que o Twitter já afirmou ter, ou a partir de um sistema automatizado que seleciona as mensagens de acordo com critérios de popularidade e recepção. Seja como for, é mais uma alternativa interessante para aqueles que procuram coisas novas para ler.

Fontes: Twitter