Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter experimenta novos rótulos para identificar notícias falsas e enganosas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2021 às 16h36

Link copiado!

Solen Feyissa/Pexels
Solen Feyissa/Pexels
Tudo sobre Twitter

Para combater a desinformação, o Twitter incluirá três novos rótulos em tuítes enganosos. A plataforma anunciou nesta quinta-feira (1°) que mais advertências poderão acompanhar publicações na rede social a fim de dar mais contexto sobre a razão do conteúdo ter sido categorizado como “desinformação”.

“Fique informado”, “Enganoso” e “Fique ligado” acompanharão tuítes de acordo com a violação cometida. As etiquetas deixarão mais claro quando uma publicação tem a simples intenção de enganar, seja com fatos ou correlações errôneas, ou quando se aproveita de uma verdade conhecida para legitimar uma mentira como uma premissa falsa.

Continua após a publicidade

As novas categorias permitem que o usuário do Twitter entenda o motivo do tuíte ser catalogado como “enganoso” ao mesmo tempo que contém informações verdadeiras. Cada rótulo contará com um pequeno texto relacionado ao tuíte e um link que leva o leitor diretamente para a explicação do tópico comentado.

A companhia não deu muitos detalhes sobre a adição, mas informou que a novidade fará parte de um teste liberado para uma quantidade limitada de usuários.

Luta contra a circulação de informações falsas

A plataforma diz que a iniciativa faz parte da sua campanha contra a desinformação iniciada em 2020. Na época, o Twitter apresentou avisos que ocupam lugar de destaque logo abaixo de vídeos ou tuítes comuns. As categorias implementadas na estreia também informavam quando o assunto comentado era enganoso, questionável ou não assegurado por autoridades.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, a verificação de informações acontecia com o uso de um sistema de "monitoramento proativo" de conteúdo relacionado a COVID-19, e o mecanismo permitia que a rede social minimizasse o alcance dos tuítes com os avisos. Não foram dados detalhes sobre como o algoritmo acompanhava e rotulava os tuítes, mas a empresa se apoiava em autoridades parceiras para identificar publicações nocivas.

Fato é que a adição de diferentes rótulos dará mais legitimidade para o sistema de verificação do Twitter e permitirá que os boatos surgidos na rede sejam catalogados devidamente. Atualmente, a plataforma disponibiliza a opção de denúncia por descumprimento das políticas da rede, mas não há nenhuma marcação exclusiva para denunciar conteúdos falsos.

Fonte: Twitter