Twitter estuda novidades para você pensar duas vezes antes de postar

Por Nathan Vieira | 08 de Novembro de 2019 às 17h50
Tudo sobre

Twitter

Saiba tudo sobre Twitter

Ver mais

O Twitter sabe que as pessoas acham que a internet é terra de ninguém e compartilham tudo o que vem à telha, sem se importar se aquilo vai ofender outra pessoa ou não. Com isso em mente, nas próximas duas semanas a rede social lançará uma série de experimentos para acalmar os usuários - sutilmente motivando a usar o tweet, a resposta e o retweet de maneira não ofensiva.

Em entrevista ao portal norte-americano BuzzFeed News, David Gasca, diretor sênior de gerenciamento de produtos do Twitter, declarou: "Tudo em nossa plataforma incentiva alguma forma de comportamento. Se modificamos como as pessoas podem fazer retweets, ou como as pessoas podem responder, ou como as pessoas podem se envolver, como isso muda a conversa na plataforma?". E é justamente isso que o Twitter espera descobrir.

Em uma reunião em sua sede em São Francisco, no final de outubro, Gasca e Suzanne Xie, diretora de gerenciamento de produtos do Twitter, exibiram duas experiências entre várias que serão publicadas nas próximas semanas: na primeira, o Twitter adicionará um emoji a um retweet, dando às pessoas a chance de citar e twittar sem entrar no campo de composição. Gasca e Xie querem descobrir se esse recurso pode encorajar as pessoas a expressar emoções mais sutis, reduzindo o retweet sem sentido.

No segundo experimento, o Twitter sugere automaticamente que as pessoas usem um emoji em suas respostas. Se você gosta de alguma coisa, você pode usar o emoji de coração. Caso contrário, você pode usar o círculo vermelho com uma linha passando por ele. Mas se você escolher um emoji negativo, o Twitter perguntará: "Por que você discorda?" - o que, espera, levará a uma resposta mais ponderada, em vez de uma guerra.

A equipe do Twitter quer fazer com que os usuários tenham conversas mais ponderadas na plataforma

As experiências do Twitter podem parecer pequenas, mas podem resultar em grandes mudanças quando a empresa as finalizar, provavelmente em 2020. “Temos grandes ambições aqui. Definitivamente, estamos falando sério sobre mudar a forma como as conversas acontecem no Twitter”, disse Gasca. Os testes de emoji vêm em meio a um esforço em todo o site para repensar aspectos do serviço.

Na semana passada, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, disse que a empresa proibirá anúncios políticos, com algumas exceções. O Twitter também começará a permitir que as pessoas sigam tópicos, não apenas pessoas, um recurso que foi anunciado na última quarta-feira (6) e que será lançado no final deste mês. Dorsey também recentemente expressou suas dúvidas sobre o botão de retweet. "Definitivamente estou pensando nos incentivos e ramificações de todas as ações, incluindo retuitar", ele disse ao BuzzFeed News em julho.

Fonte: Buzzfeed News via Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.