Twitter bloqueia contas de usuários que tentaram se registrar antes dos 13 anos

Por Ares Saturno | 29 de Maio de 2018 às 16h59

Usuários do Twitter estão há dias reclamando no Reddit após terem suas contas no microblog bloqueadas sob a alegação errônea de não terem a idade mínima para se registrarem na rede social. Após uma semana inteira de discussões, os redditors estão tentando elencar quais seriam os comportamentos que levariam a esse bloqueio e chegaram à hipótese que os usuários bloqueados tinham criado as contas quando tinham menos de 13 anos de idade.

A redação do site Venture Beat conversou com alguns dos usuários bloqueados no Twitter e notou que havia algumas semelhanças no que eles relatavam: o impedimento de todos os entrevistados aconteceu após a solicitação para inserir a data de nascimento ou após a tentativa de mudar os anos dos nascimentos no perfil do Twitter, uma vez que, quando se registraram na plataforma, eram muito novos e forneceram datas de nascimento inverídicas para poderem usar a rede social.

Apesar de existir esse limite mínimo de 13 anos de idade para se registrar nas principais redes sociais, a regra é frequentemente negligenciada pois seria uma invasão muito grande da privacidade dos usuários caso as plataformas exigissem com mais rigor a comprovação da idade mínima. Assim, é comum que adolescentes menores de 13 anos concedam informações falsas para usarem as redes sociais sem grandes ações de bloqueio nesse sentido.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Entretanto, nada explica por que essas contas só estão sendo bloqueadas agora, uma vez que os usuários já possuem a idade mínima completa. Algumas hipóteses levantadas pelos redditors conectam os bloqueios com as mudanças que as redes sociais tiveram que fazer para se adequarem ao GDPR. Há usuários dizendo que foram requisitados pela equipe do Twitter a enviar imagens de seus documentos oficiais, como forma de comprovar a idade, além de fornecer informações de contato de seus pais ou responsáveis. Alguns donos das contas bloqueadas relatam ainda que, mesmo após o envio da imagem dos documentos, o impedimento continua. Além disso, há diversos usuários dizendo que não têm a confiança necessária no Twitter para enviar imagens de seus documentos oficiais.

Fonte: Venture Beat

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.