Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter ativa por padrão algoritmo que mostra tweets fora de ordem cronológica

Por| 17 de Março de 2016 às 10h01

Link copiado!

Twitter ativa por padrão algoritmo que mostra tweets fora de ordem cronológica
Twitter ativa por padrão algoritmo que mostra tweets fora de ordem cronológica
Tudo sobre Twitter

O novo e polêmico algoritmo do Twitter que exibe os tweets por ordem de relevância começou a ser ativado por padrão para todos os usuários da rede social.

Desde esta terça-feira (15) quem acessa o site deve ter notado que as mensagens têm aparecido fora de ordem cronológica, ou seja, a timeline não acontece mais em tempo real. Aparentemente, a empresa não avisou que esta opção, apesar de ainda não ser obrigatória, seria colocada em prática sem autorização dos usuários.

Os internautas só foram notificados assim que entraram na plataforma, que exibiu um recado sobre as mudanças - e isso nas versões desktop e mobile. A notificação diz que "agora os melhores tweets das pessoas que você segue irão aparecer na sua timeline quando você abrir o Twitter", indicando que a companhia lançou o recurso mesmo para quem ainda não o quer ativo.

Se você está no grupo de pessoas que não quer ter essa opção habilitada, basta clicar na sua foto de perfil e em Configurações. Depois, na seção "Conteúdo" (que aparece na mesma página), desmarque a caixa "Histórico - Mostrar os melhores Tweets primeiro". Lembrando que você pode habilitar o recurso a hora que quiser, pelo menos enquanto ele não for obrigatório para todos.

Continua após a publicidade

Anunciado no início de fevereiro deste ano, o novo algoritmo do Twitter adota um sistema semelhante ao que já acontece no Facebook: ele deixa de lado o tempo real e reconhece a relevância das postagens por meio de diferentes métricas, passando a exibir aquilo que considera mais importante para os usuários. Há algum tempo, a rede social possui o "Enquanto você esteve ausente", que exibe alguns tweets relevantes postados desde a última vez que você acessou o site. Então, o algoritmo funciona como uma extensão dessa funcionalidade.

De acordo com o Twitter, a mudança foi necessária porque a empresa espera ampliar o engajamento e a presença dos usuários no microblog, principalmente agora que ela tem acumulado perdas e mostrou um crescimento pouco significativo em comparação com anos anteriores.

Talvez, para quem é usuário ativo do Facebook e não acessa o Twitter com muita frequência, os tweets fora de uma ordem cronológica não sejam uma alteração drástica. Já para quem é "heavy user" do Twitter, o novo método pode causar estranhamento, pois foge da proposta original da plataforma, que é justamente ser mais dinâmica que seus concorrentes. Em todo caso, tudo indica que algoritmos desse tipo vieram para ficar. Quem também vai adotar tal sistema é o Instagram, que nos próximos meses passará a exibir as fotos com base em sua relevância para o usuário.

Fonte: The Next Web