Instagram passará a ordenar publicações por relevância

Por Redação | 16 de Março de 2016 às 08h03

Vem novidade no Instagram: a rede social de fotos e vídeos anunciou nesta terça-feira (15) que dentro de alguns meses as publicações serão exibidas no feed por ordem de relevância, abandonando a ordem cronológica com a qual estávamos acostumados.

Segundo a companhia, a reorganização do feed acontecerá porque “o Instagram cresceu e ficou mais difícil acompanhar todas as fotos e vídeos que as pessoas compartilham”. Em comunicado oficial, a rede social diz acreditar que com a ordem cronológica os usuários acabam não vendo 70% do conteúdo de seus feed, perdendo momentos importantes porque eles acabaram ficando muito atrás das publicações mais recentes (especialmente se o usuário seguir um grande número de pessoas).

Mas diferentemente de como acontece no Facebook - rede social que também decidiu trocar a ordem cronológica pela ordem de relevância no feed de notícias -, o Instagram não ocultará as publicações dos usuários, mesmo aquelas que seus algoritmos considerarem menos relevantes. “Importante ressaltar que todas as publicações das pessoas que você segue estarão lá, apenas em uma ordem diferente”, explica o serviço.

A nova ordem de exibição no feed será determinada de acordo com a probabilidade de cada usuário se interessar por aquele conteúdo, além de considerar o relacionamento do usuário com a pessoa que publicou aquela foto ou vídeo e quantas vezes você já interagiu com ela.

Outro fator que será considerado nesse cálculo será o horário da publicação: “isso significa que se seu músico favorito compartilhar um vídeo do show da noite passada, a publicação estará esperando por você quando acordar, independentemente de quantas contas você segue e em qual fuso horário você vive”, esclarece a companhia no pronunciamento oficial.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.