Publicidade

Twitter apaga 373 contas de “trolls governamentais”; cem perfis eram da Rússia

Por| 23 de Fevereiro de 2021 às 22h40

Link copiado!

Twitter apaga 373 contas de “trolls governamentais”; cem perfis eram da Rússia
Twitter apaga 373 contas de “trolls governamentais”; cem perfis eram da Rússia
Tudo sobre Twitter

O Twitter acaba de anunciar que apagou um total de 373 contas falsas na rede social que eram utilizadas por órgãos governamentais de inteligência com o objetivo de disseminar desinformação. Desse total, 100 dos perfis eram administrados pela Agência de Pesquisa da Internet da Rússia (Internet Research Agency ou IRA, no original), que visa manipular a opinião pública através de plataformas de comunicação online.

Embora tal assunto não seja tão discutido, o uso das chamadas “fazendas de trolls” (ou troll farms) para operações de influência política é uma prática relativamente comum, sendo associada às “guerras da informação”. Acredita-se que a IRA tenha tido um papel fundamental na interferência das eleições presidenciais dos EUA de 2016. Além dos trolls russos, também foram suspensas contas da Armênia e do Irã.

Segundo o Twitter, a operação foi dividida em duas etapas, sendo que na primeira foram derrubadas 69 contas falsas que disseminavam ideais políticos do governo russo e tentavam minar a confiança pública na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Já na segunda parte da investigação, outros 31 perfis foram removidos — a maioria deles publicava ataques contra os Estados Unidos e a União Europeia.

Continua após a publicidade

“A cada divulgação que fazemos, queremos educar as pessoas sobre as táticas usadas por atores estatais para manipular ou minar a conversa democrática aberta que acontece no Twitter. Desde que lançamos nosso primeiro arquivo em outubro de 2018, divulgamos dados relacionados a mais de 85 mil contas associadas a campanhas de manipulação de plataformas originárias de 20 países”, explica a rede social.

Fonte: Twitter