Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch pede para streamers apagarem vídeos para evitar problemas de copyright

Por| 08 de Junho de 2020 às 13h07

Link copiado!

Geekwire
Geekwire

Uma série de influenciadores da Twitch começou a receber notificações de quebra de direitos autorais na plataforma. Em publicação no Twitter, a empresa disse que houve um pico desses pedidos entre 2017 e 2019, mas ainda não explica o motivo que levou a essas notificações serem feitas somente agora.

De acordo com a Twitch, os pedidos de retirada de conteúdo são feitos com base no Digital Millennium Copyright Act (DMCA), lei norte-americana que regula a distribuição de conteúdos de direitos autorais em plataformas digitais. De forma simplificada, os influenciadores estão sendo notificados por quebra de direitos autorais relativos ao uso de músicas de fundo sem terem permissão para tal.

“Esta semana, tivemos um súbito pico de pedidos de remoção pela DMCA de clipes com música de fundo, de 2017 a 2019. Se você não tem certeza sobre os direitos dos áudios de suas transmissões passadas, recomendamos remover esses vídeos. Sabemos que muitos de vocês têm grandes arquivos e estamos trabalhando para facilitar isso”, disse a companhia em sua conta de suporte.

Continua após a publicidade

Problema

A principal questão é que um pedido desse tipo leva a um strike na plataforma. Este é o termo relativo à advertência de quebra de políticas da Twitch, sendo que se uma contar levar três strikes, é cancelada do serviço. Assim, caso haja três vídeos antigos no canal de uma pessoa que possa ter infringido os termos de direitos autorais, o canal pode simplesmente ser bloqueado do serviço.

Atualmente, a Twitch é a principalmente plataforma para streaming de jogos, incluindo aí títulos como Just Dance. A premissa básica do título é dançar músicas doi momento, com autorização para isso. Ainda é incerto se a transmissão desse conteúdo, com música de fundo, pode levar a um strike ou não.

Continua após a publicidade

Na rede social, a influenciadora Littlesiha, com 143 mil seguidores na Twitch, disse que recebeu um strike por conta de uma música do Just Dance.

“Se eu receber mais dois, meu canal pode ser bloqueado e eu vou sentar ali atrás e chorar muito”, relatou a streamer.

Fonte: Twitch Support