5 truques secretos do Facebook que você não conhecia

5 truques secretos do Facebook que você não conhecia

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 07 de Dezembro de 2021 às 20h00
Joshua Hoehne/Unsplash

O Facebook tem alguns truques secretos que você provavelmente não conhece. Em meio a uma quantidade esmagadora de funções, algumas acabam fora do radar. Nesta matéria, o Canaltech selecionou cinco recursos esquecidos, mas que todos os usuários deveriam aderir.

Sem sombra de dúvidas, o Facebook é um mar de possibilidades. Através da rede social, é possível comprar e vender produtos, encontrar vagas de emprego e até mesmo um par romântico na seção “Namoro”. Essas funções, contudo, são conhecidas. Existem muitos tesouros escondidos que você ainda não viu.

1. Encontrar redes públicas de Wi-Fi próximas

O primeiro truque secreto do Facebook (Android l iOS l Web) permite que o usuário encontre redes públicas de Wi-Fi. Embora existam aplicativos dedicados a essa função que oferecem melhores resultados, a função é uma saída rápida e fácil.

Para acessá-la, entre nas configurações do aplicativo e deslize a tela para baixo. Amplie a aba “Configurações e privacidade" e selecione o comando “Encontrar Redes Wi-Fi”. Com isso, você verá os pontos de conexão que existem perto de você. Lembre-se de deixar a localização do Facebook sempre ativa para usar o recurso.

Use o mapa de redes Wi-Fi do Facebook para descobrir pontos de acesso próximos (Captura de tela: Kris Gaiato)

2. Descobrir a localização dos seus amigos

Viajou e quer saber se há um amigo próximo? Você pode usar a função “Friends Nearby”, que exibe a localização dos seus contatos do Facebook. É possível descobrir, inclusive, aqueles que estão viajando no momento.

A função, contudo, possui uma limitação que vale comentar: só é possível obter informações daquele amigo que mantém a localização ativa. Além disso, para usar a recurso, a sua localização também precisa estar habilitada. O “Friends Nearby” pode ser encontrado entre os cards do menu “Configurações”.

Um dos truques secretos do Facebook permite ver a localização dos seus amigos (Captura de tela: Kris Gaiato)

3. Ocultar o status online

Outro truque secreto do Facebook que você talvez não conheça é a possibilidade de ocultar o status. Quando você quiser entrar na rede social sem ser “anunciado”, basta desativar a opção.

Para ajustar o seu status, entre no menu “Configurações” e amplie a aba “Configurações e privacidade”. No topo da tela, clique em “Configurações do perfil” e selecione a função “Status online”. Por fim, desabilite-a.

Assim como o truque anterior, aqui existe uma via de dupla: da mesma forma que o seu status online não será exibido, você também não conseguirá ver quem está ativo na rede social.

Ao desativar o recurso, o status dos seus amigos também é ocultado no Facebook (Captura de tela: Kris Gaiato)

4. Transferir imagens do Facebook para o Google Fotos

Através da integração com outros aplicativos, o Facebook possibilita a transferência de posts, eventos, fotos, vídeos e outros dados. Os programas conectados são vários, mas o destaque fica para o Google Fotos.

Para enviar uma cópia das imagens e clipes que você postou para o serviço, acesse o menu “Configurações do perfil” pelo mesmo caminho que já ensinamos. Na seção “Suas informações do Facebook”, selecione o comando “Transferir uma cópia das suas informações”. Depois, basta clicar sobre o Google Fotos e seguir as instruções do app.

Entre os truques secretos do Facebook, está a transferência de dados para outros apps (Captura de tela: Kris Gaiato)

5. Programar modo silencioso no Facebook

Provavelmente você já ouviu falar em apps que são focados na produtividade e permitem silenciar outros programas, como Instagram e TikTok. Isso não é necessário no Facebook, uma vez que a rede social possui o seu próprio sistema de foco.

Para ter mais controle sobre o tempo gasto na rede social, acesse a aba “Seu tempo no Facebook”, localizada na seção “Configurações e privacidade”. Em “Gerencie o seu tempo”, você consegue programar o Modo Silencioso para não receber notificações em momentos inoportunos.

Use o modo silencioso programado para desativar as notificações do Facebook (Captura de tela: Kris Gaiato)

Depois dessa lista de truques secretos do Facebook, você certamente terá um maior aproveitamento da rede social. Que tal testar essas funções na sua conta?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.