Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Trend no TikTok "viraliza" roubo de carros usando cabo USB nos EUA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Janeiro de 2023 às 16h03

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre TikTok

Carros da Hyundai e da Kia se tornaram alvos de roubo nos Estados Unidos devido a uma brecha de segurança que se popularizou no TikTok. Um problema com a entrada da chave dos veículos das marcas permite que fazer ligação direta e assumir a direção só com um cabo USB, reportou o site The Washington Post.

A trend no TikTok gerou discussões, críticas e até ações judiciais de usuários das redes sociais. O viral chamou a atenção também das montadoras que, cientes do problema, trabalham em soluções para a vulnerabilidade a fim de evitar que consumidores sejam roubados.

Continua após a publicidade

“A trend, amplificada em vídeos instrutivos no TikTok e em outras redes sociais, não é nova, mas as autoridades policiais dizem ver um aumento de roubos”, pontuou a reportagem. O departamento de polícia de uma área de Maryland, em Washington, EUA, ressaltou que carros da Kia e da Hyundai representam um sexto de todas as ocorrências de 2022 e metade de 2023 (até agora).

O problema, de acordo com o site The Drive, está na ausência de um mecanismo de autenticação da chave, conhecido como transponder. Sem ele, carros da Kia e da Hyundai são vulneráveis às técnicas de ligação direta como a que se popularizou no TikTok.

“Os veículos da Kia e da Hyundai são tão fáceis de roubar que adolescentes e crianças de 11 anos estão roubando, dirigindo e postando suas façanhas nas redes sociais, incluindo um vídeo do TikTok com mais de 33 milhões de visualizações”, pontua uma das ações coletivas movidas por consumidores.

Alerta reforçado

Continua após a publicidade

Como alternativa de prevenção, os departamentos de polícia dos Estados Unidos recomendam que donos de veículos Hyundai ou Kia tenham cuidados adicionais ao se distanciar do carro, como encaixar uma trava no volante ou no pedal, esconder os carregadores de celular, estacionar em locais bem iluminados e instalar sistemas antifurto.

Soluções das montadoras

Dado o aumento no número de carros roubados, as montadoras trabalharam em soluções para o problema: a Hyundai, segundo um porta-voz da empresa, tornou a inclusão de imobilizadores padrão em todos os veículos fabricados a partir de novembro de 2021. Em maio, a montadora pretende lançar uma atualização gratuita para atuais donos de veículos com o objetivo reforçar a segurança. A Kia incluiu mecanismos imobilizadores em todos os modelos de 2022.

Quanto aos vídeos tutoriais de roubo, um porta-voz informou que TikTok "não tolera esse comportamento", pois o conteúdo viola as políticas da plataforma e será removido caso seja denunciado.

Continua após a publicidade

Fonte: Washington Post, The Drive