TikTok vai obrigar usuário a aceitar anúncios personalizados no aplicativo

TikTok vai obrigar usuário a aceitar anúncios personalizados no aplicativo

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Março de 2021 às 16h41
Solen Feyissa/Unsplash

O TikTok deve implantar uma nova política de anúncios personalizados obrigatórios. A partir de 15 de abril, o usuário voltará a receber anúncios com base no tipo de conteúdo com o qual engaja, mesmo que tenha desativado a opção nas configurações da rede. O app possui uma opção que permite escolher se a publicidade deve ser geral ou vinculada à sua atividade.

Os usuários já estão recendo notificações sobre a novidade. Os anúncios personalizados são mostrados com base no que cada um gosta de assistir e interagir, e os anunciantes podem usar esses dados para direcionar produtos e serviços a pessoas com maior propensão de compra.

Aviso que começa a ser mostrado aos usuários da rede social (Imagem: Reprodução/TikTok)

Segundo a empresa, as pessoas ainda serão capazes de controlar se o TikTok personaliza anúncios com base em dados extraídos de outros aplicativos e sites parceiros. A mudança nas configurações de privacidade reflete a forma como os anúncios já operam em outras redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Adaptação ao novo sistema da Apple

A novidade pode estar relacionada ao lançamento do iOS 14 da Apple, que exigirá que os desenvolvedores obtenham permissão para rastrear dados orientados à publicidade direcionada. Qualquer aplicativo que não solicitar isso poderá ser suspenso ou removido da App Store.

Portanto, tornar os anúncios obrigatórios garante à rede social o direito de manter seu modelo de receita, afinal muitos usuários poderiam optar por sair do rastreamento se fossem questionados a respeito desse tipo de interação.

O que você acha desta decisão? Isso poderia afetar a imagem do app? Comente.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.