Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok prepara recurso de IA que clona a voz do usuário

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2024 às 12h06

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok trabalha em uma ferramenta que permitiria ao usuário clonar sua própria voz com o auxílio de inteligência artificial. A novidade foi encontrada na versão mais recente do aplicativo, em uma série de códigos internos que traz nomenclaturas como “Create your voice with AI” e “TikTok Voice Library”.

Clonagem de voz em apenas 10 segundos

De acordo com informações do desenvolvedor e leaker AssembleDebug no X (ex-Twitter), a rede social da empresa ByteDance planeja um recurso que “cria uma versão de IA da voz do usuário em apenas dez segundos” — a pessoa conseguiria usar o resultado em vídeos com conversões de texto em fala no TikTok.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a ferramenta grava a voz e usa as informações com ajuda da IA para gerar uma versão clonada do conteúdo, que fica privada e pode ser apagada a qualquer momento.

O vazador afirmou que tentou utilizar a função, no entanto não obteve sucesso. Há páginas com termos de uso que precisam ser aceitos antes de serem liberados, mas mesmo depois de ler e concordar, ainda não foi possível experimentar a clonagem de voz por inteligência artificial da plataforma.

Como o TikTok não oficializou a novidade, não há como saber se o recurso realmente verá a luz do dia ou se tudo não passa de um experimento que pode ser bastante útil para criadores de conteúdo na plataforma, pois facilitaria a narração dos vídeos.

De qualquer forma, essa não é a primeira vez que uma companhia experimenta usar os modelos de IA para clonar a voz de indivíduos — a OpenAI revelou esse tipo de tecnologia no início de abril e a Meta fez algo similar no fim do ano passado.

TikTok enfrenta problemas nos EUA

Enquanto trabalha em novas opções para a rede social de vídeos curtos, a ByteDance — dona do TikTok — sofreu mais um golpe nos Estados Unidos. O aplicativo chinês pode ser banido do país se não for vendido para outra companhia por lá.