Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok lança prêmio Lampião de Ouro para celebrar jogadores da Copa do Nordeste

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 17h15

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre TikTok

Para celebrar o sucesso da Copa do Nordeste, o TikTok criou uma premiação para valorizar os participantes desta que é uma das mais importantes competições do calendário futebolístico brasileiro. A rede social lançou hoje o prêmio Lampião de Ouro, voltado tanto para os esportistas quanto para os produtores de conteúdo.

O vocabulário regional foi tomado por empréstimo para dar nome às três categorias: "Comemoração Porreta", "ADM + massa" e "Cabra Revelação". O objetivo é incentivar a criatividade, autenticidade e, claro, o desempenho dos jogadores e dos criadores de conteúdo.

A primeira vai avaliar a performance na hora de celebração do gol, por isso é necessário usar a imaginação e caprichar na coreografia para levar. Já a segunda vai analisar as equipes que mais abraçaram o chamado “espírito TikTok” na produção de conteúdo, edição, engajamento e likes. Por fim, a última categoria pretende premiar os jovens jogadores, aqueles que fizeram a estreia na categoria profissional deste ano, mas que chegaram com tudo.

Continua após a publicidade

As categorias serão julgadas por uma equipe composta por narradores, comentaristas e ex-jogadores de futebol, além, é claro, dos principais influenciadores do TikTok — a empresa ainda não divulgou o nome dessas pessoas. Os ganhadores receberão o troféu Lampião de Ouro personalizado como forma de celebrar o feito. Quem vencer na categoria “Comemoração Porreta”, além do troféu, terá direito a R$ 10 mil para doar para alguma instituição ou ONG.

Futebol no TikTok

Uma das maiores surpresas dos últimos meses foi a transmissão ao vivo da Copa do Nordeste de futebol via TikTok. O torneio é um dos mais importantes do Brasil e reúne as principais equipes do cenário nordestino. A organização do campeonato destacou que o jogo de estreia (Ceará x CSA) atingiu 634 mil espectadores pelo app.

Continua após a publicidade

Em uma iniciativa inédita, a empresa conseguiu levar os clubes nordestinos para plataforma: ABC, Bahia, Botafogo-PB, CRB, CSA, Ceará, Confiança, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Sport e Vitória. Segundo o TikTok, o conteúdo sobre futebol tem crescido bastante na plataforma, com mais de 40 bilhões de visualizações da #soccer, por exemplo. Em 2020, a rede firmou parceria com a Copa do Brasil, com a UEFA Euro 2020 e com os times norte-americanos Portland Timbers e Portland FC.

A novidade abre as portas para algo que alguns clubes já cogitam há um bom tempo: formas alternativas de transmitir seus jogos. Hoje, a televisão ainda é a principal plataforma em razão do volume de recursos que movimenta, mas a tendência é isso mudar aos poucos. Isso porque os algoritmos permitem entregar o conteúdo somente aos interessados e possibilitar a mensuração precisa da audiência, o que fornece informações mais confiáveis para a tomada de decisão.

O que você acha desta novidade? As demais redes podem copiar o TikTok e criar premiações para incentivar a produção de conteúdo focada? Comente e deixe a sua opinião.