Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok anuncia mudanças para ampliar o controle de privacidade para adolescentes

Por| 13 de Janeiro de 2021 às 12h51

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok anunciou novas configurações de privacidade para usuários menores de idade da rede social de vídeos curtos. Segundo a plataforma, a ideia é dar ao utilizador “o poder de gerenciar sua presença online”, ao mesmo tempo em que tenta proteger os adolescentes de pessoas má intencionadas.

As mudanças são uma camada a mais de proteção aos usuários menores de 18 anos para além do controle parental anunciado no ano passado. Os menores de idade foram divididos em três grupos: 13 a 15 anos, 15 a 16 anos e até 17 anos. Cada um deles tem suas particularidades nas definições padrão e até mesmo do que podem ativar ou não no app. Veja abaixo como tudo passa a funcionar a partir de agora.

De 13 a 15 anos

Continua após a publicidade

Todas as contas serão privadas por padrão, ou seja, apenas quem for aprovado pelo usuário poderá ver as postagens e interagir com o perfil. Essas contas também terão a opção “sugira sua conta para outras pessoas” desativada por padrão, para evitar que desconhecidos peçam enviem solicitações de amizade.

Em outras palavras, quem tem entre 13 e 15 anos pode seguir usando o TikTok normalmente, mas seus vídeos só serão visualizados por pessoas autorizadas pelo usuário.

Essas contas também terão o recurso Duetos e Costurar desativado, assim como o download de seus vídeos — e não será possível ativar nenhuma dessas opções. Assim, a interação entre os seguidores e os usuários de 13 a 15 anos será apenas por meio de comentários, que podem ser feitos por Amigos ou Ninguém, ficando desativados completamente no segundo caso.

Entre 15 e 16 anos

Continua após a publicidade

Até os 16 anos, a opção de comentários se mantém ativa para Amigos ou Ninguém, sem a opção Todos. Dueto e Costurar também estão desativados, assim como os downloads dos vídeos.

Esses usuários já podem sugerir sua conta para que outros a sigam e não têm a visualização de seus vídeos restrita apenas a seguidores autorizados — mas podem restringir o acesso, caso prefiram.

Entre 16 e 17 anos

Usuários com mais de 16 anos já podem receber comentários de Todos, mas, como qualquer usuário do TikTok, podem restringir o recurso a Amigos ou Ninguém. Duetos e Costurar passam a ser permitidos, mas são recursos pré-definidos apenas para Amigos caso o usuário tenha até 17 anos.

Continua após a publicidade

O download dos vídeos já pode ser realizado, também, mas essa opção será desligada padrão, e o usuário deverá ir até as suas configurações de privacidade para ativar, se assim desejar.

A sugestão da conta para outros usuários já passa a ser ativada por padrão — caso o usuário faça a conta depois de completar 16 anos —, mas pode ser desativada, assim como qualquer perfil do TikTok.

Acima de 18 anos

Usuários com mais de 18 anos já podem aproveitar todas as funcionalidades do TikTok, mas também podem verificar suas opções de privacidade para ajustar do modo que preferirem na rede social.

Continua após a publicidade

Fonte: TikTok