Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Stories do TikTok são lançados no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2022 às 12h27

Link copiado!

Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a liberar para usuários brasileiros o formato de Stories, popularizado pelo rival Instagram e, antes disso, pelo Snapchat. A ideia é entregar mais uma forma de produzir conteúdo e aproximar criadores dos seus fãs com vídeos menos produzidos, ainda mais curtso e que mostram a rotina das pessoas.

Quem já fez stories para o Instagram não vai sentir nenhuma dificuldade no TikTok, afinal é tudo muito parecido. Na primeira vez, você poderá clicar no botão de aviso na parte inferior do painel para ser guiado para uma tela com a câmera ativada na qual se pode gravar o conteúdo.

Continua após a publicidade

Há milhares de filtros e praticamente todas as ferramentas disponíveis na produção dos vídeos curtos. Você poderá inserir música, acrescentar efeitos de voz, colocar locução, escrever na tela, adicionar stickers ou efeitos na gravação. Se precisar, dá para fazer alguns cortes e outros ajustes técnicos no material produzido ali mesmo, sem precisar exportar o vídeo para outro app.

Para publicar, o processo é o mesmo dos vídeos curtos — a tela de configuração é exatamente igual. O usuário precisará inserir uma descrição do vídeo, colocar hashtags ou marcações, caso queira, e definir os aspectos técnicos do público. Você poderá selecionar quem pode assistir ao seu story (todos, amigos ou somente o autor), permitir ou não comentários, liberar duetos e autorizar o Costurar.

Integração com o Insta

Continua após a publicidade

A parte bacana é que o próprio TikTok já permite exportar o vídeo automaticamente para o WhatsApp ou para os Stories e Reels do Instagram. Dessa forma, poupa-se o trabalho manual de ter que baixar o material e subir novamente pelo app do Insta.

Assim que clicar em publicar, o vídeo será postado exclusivamente no seu perfil. A foto ficará com um círculo azul em volta e as pessoas poderão assistir quando clicarem sobre ela. Embora o conteúdo dos Stories não seja exibido na guia "Para você" nem na "Seguindo", você saberá quando alguém postar algo novo pela foto circulada.

Ainda não está claro se esse modelo vai pegar, porque será algo bastante "escondido" na rede. É possível que o TikTok pense em novas formas de incentivar as pessoas a produzir e, principalmente, clicar nos perfis para assistir aos stories.

Continua após a publicidade

Para receber a novidade, basta manter a versão mais atualizada e aguardar o recebimento de uma notificação. Aparentemente, o recurso foi liberado para todos, portanto é só uma questão de tempo até que a sua conta seja autorizada pelo TikTok.