Snapchat lança o Spotlight para rivalizar com os vídeos curtos do TikTok
Por Rubens Eishima |
Após a atenção dos adolescentes ter migrado de seu aplicativo para o rival TikTok, o Snapchat anunciou o recurso Spotlight, sistema de vídeos curtos no melhor estilo do concorrente chinês. Até mesmo o sistema de sugestões de vídeos seguirá o formato popularizado pelo app da ByteDance, sem depender de seguir produtores de conteúdo.
- Instagram "declara guerra" ao TikTok e lança rival Reels em mais de 50 países
- Rival do TikTok faz sucesso ao oferecer dinheiro a usuários de Android e iOS
- Boicote: Trump cria conta no Triller, aplicativo rival do TikTok nos EUA
A ferramenta conta com alguns dos principais recursos já encontrados no Snapchat, incluindo as opções de realidade aumentada e músicas. Segundo a Snap — empresa responsável pela rede social —, o conteúdo da nova plataforma é moderado e não possui comentários públicos.
Assim como no TikTok, o Spotlight não requer milhões de seguidores para dar visibilidade às produções, se baseando em algoritmos de conteúdo para exibir novos vídeos. A rede social avalia entre outras coisas o tempo de visualização da publicação, curtidas, “favoritadas” e compartilhamentos. Além disso, vídeos abandonados após pouco tempo ou ignorados pelo perfil também influenciam a sugestão de novas postagens.
Um milhão
Para promover seu novo recurso, a Snap divulgou uma premiação diária superior a US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões). O valor será dividido entre alguns criadores escolhidos, desde que respeitem as políticas de conteúdo da rede social.
Pelas regras divulgadas, serão premiados os vídeos com mais visualizações únicas durante o dia, ou seja, não vale pedir para um amigo abrir sua publicação várias vezes durante o dia.
O concurso é válido nos países onde o Spotlight está disponível e está anunciado para funcionar até o final de 2020, com o potencial de continuar no ano que vem:
- Alemanha
- Austrália
- Canadá
- Dinamarca
- Estados Unidos
- França
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Noruega
- Reino Unido
- Suécia
A Snap informou que o Spotlight deve chegar a outros países "em breve", sem fornecer um cronograma de lançamentos.