Sem fake news! Instagram expande medidas de combate à desinformação

Por Nathan Vieira | 17 de Dezembro de 2019 às 15h40
Reprodução/Kickpages
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Nesta semana, o Instagram anunciou uma novidade em relação à sua iniciativa para combater fake news em sua plataforma. Em maio deste ano, a rede social começou a trabalhar com parceiros norte-americanos que checam informações para ver se elas são verdadeiras, e assim identificam, revisam e rotulam as informações que são falsas. Esses parceiros são independentes e visam reduzir a disseminação das fake news, e a novidade da vez é que a equipe está expandindo esse programa de checagem de fatos para permitir que organizações ao redor de todo o mundo avaliem e classifiquem as falsas informações na rede social.

"Queremos que você confie no que vê no Instagram. A desinformação baseada em fotos e vídeos é cada vez mais um desafio em nossa indústria, e algo que nossas equipes têm se concentrado em abordar", anuncia o Instagram em seu blog oficial.

Quando o conteúdo é classificado como falso (ou parcialmente falso) por um parceiro de checagem de fatos, o Instagram reduz sua distribuição e o remove das páginas Pesquisar e Hashtags. Além disso, o conteúdo também é marcado para que as pessoas saibam que não devem confiar naquela informação em questão. Quando esses marcadores são aplicados, eles aparecem para todos os usuários que visualizam esse conteúdo, não apenas no feed em si, como também no perfil, nos stories e até no direct.

Instagram investe no combate à desinformação

"Se algo for classificado como falso ou parcialmente falso no Facebook, a partir de hoje, rotularemos automaticamente o conteúdo idêntico se ele for publicado no Instagram (e vice-versa). O marcador será vinculado à classificação do verificador de fatos e fornecerá links para artigos de fontes confiáveis ​​que desmintam a publicação", acrescenta a plataforma, que também aproveita para explicar que, para determinar qual conteúdo deve ser enviado à checagem de fatos, é usada uma combinação de comentários da comunidade.

No início deste ano, o Instagram adicionou a opção de informar que uma publicação contém informações falsas, e esses relatórios, juntamente com outros sinais, ajudam a empresa a identificar problemas para agir mais rapidamente. 

Fonte: Instagram Press

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.