Instagram vai permitir que usuários denunciem fake news

Por Nathan Vieira | 15 de Agosto de 2019 às 20h10
Reprodução: Instagram
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Nesta quinta-feira (15), de acordo com o portal norte-americano Mashable, o Instagram anunciou suas próximas medidas para promover o combate à disseminação de fake news. Trata-se de um novo recurso em que o usuário pode denunciar uma publicação por conter informação falsa.

Quando a publicação é denunciada pelo usuário, ela é enviada para um membro da equipe do Instagram responsável por verificar a veracidade das informações. Assim, se a postagem realmente for falsa, acaba sendo escondida no feed e nas hashtags da rede social em questão. Anteriormente, a empresa disse que esconderia as postagens que fossem descobertas como falsas, por parte de seus analistas. No entanto, nessa época o Instagram ainda não planejava contar com o usuário para ajudar a reportar casos de fake news.

O novo recurso do Instagram é uma forma dos usuários ajudarem a conter a disseminação de fake news (Foto: Instagram)

Sobre o novo recurso, Stephanie Otway, porta-voz do Instagram, declarou: "A partir de hoje, as pessoas podem nos informar se virem postagens no Instagram que acreditam ser falsas. Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos, e planejamos compartilhar mais atualizações nos próximos meses". A porta-voz afirma que o Instagram usa uma combinação de fatores para determinar se um post reportado é passado para verificadores de fatos de terceiros. No entanto, não há garantia de que todas as postagens reportadas como falsas serão encaminhadas para verificadores.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além disso, a porta-voz da rede social também anuncia que os novos relatórios de usuários serão usados ​​para ajudar a treinar a tecnologia de inteligência artificial presente no Instagram, que pode eventualmente detectar de maneira automática alguns tipos de informações falsas.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.