Instagram vai permitir que usuários denunciem fake news

Instagram vai permitir que usuários denunciem fake news

Por Nathan Vieira | 15 de Agosto de 2019 às 20h10
Reprodução: Instagram

Nesta quinta-feira (15), de acordo com o portal norte-americano Mashable, o Instagram anunciou suas próximas medidas para promover o combate à disseminação de fake news. Trata-se de um novo recurso em que o usuário pode denunciar uma publicação por conter informação falsa.

Quando a publicação é denunciada pelo usuário, ela é enviada para um membro da equipe do Instagram responsável por verificar a veracidade das informações. Assim, se a postagem realmente for falsa, acaba sendo escondida no feed e nas hashtags da rede social em questão. Anteriormente, a empresa disse que esconderia as postagens que fossem descobertas como falsas, por parte de seus analistas. No entanto, nessa época o Instagram ainda não planejava contar com o usuário para ajudar a reportar casos de fake news.

O novo recurso do Instagram é uma forma dos usuários ajudarem a conter a disseminação de fake news (Foto: Instagram)

Sobre o novo recurso, Stephanie Otway, porta-voz do Instagram, declarou: "A partir de hoje, as pessoas podem nos informar se virem postagens no Instagram que acreditam ser falsas. Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos, e planejamos compartilhar mais atualizações nos próximos meses". A porta-voz afirma que o Instagram usa uma combinação de fatores para determinar se um post reportado é passado para verificadores de fatos de terceiros. No entanto, não há garantia de que todas as postagens reportadas como falsas serão encaminhadas para verificadores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, a porta-voz da rede social também anuncia que os novos relatórios de usuários serão usados ​​para ajudar a treinar a tecnologia de inteligência artificial presente no Instagram, que pode eventualmente detectar de maneira automática alguns tipos de informações falsas.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.