Retrospectiva 2016 do Twitter destaca os acontecimentos mais importantes do ano

Por Redação | 06 de Dezembro de 2016 às 13h16
photo_camera Divulgação

Definitivamente 2016 foi um ano bizarro e insiste em durar mais tempo do que deveria. Nas redes sociais, milhares de pessoas suplicam para que ele termine e nos deixe em paz, afinal de contas ninguém aguenta mais tanta tragédia e tanta coisa ruim acontecendo.

Apesar disso, o Twitter resolveu lançar um vídeo e a hashtag #ThisHappened com os momentos mais marcantes do ano. Da isolada de Messi no jogo da Argentina contra o Chile na Copa América à eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e a morte do ditador cubano Fidel Castro, a rede de microblogs cobriu, em pouco mais de três minutos de vídeo, o que mais repercutiu no mundo.

Também foram liberadas as listas dos assuntos mais comentados na plataforma a nível global e nacional. Na lista internacional, as hashtags que mais geraram engajamento foram #Rio2016, considerada a Olimpíada mais tweetada de todos os tempos; #Election2016, referente à corrida presidencial nos Estados Unidos; e o jogo mobile sensação do ano, #PokemonGO.

Confira a lista completa com as 10 hashtags mais comentadas no mundo em 2016:

  1. #Rio2016
  2. #Election2016
  3. #PokemonGo
  4. #Euro2016
  5. #Oscars
  6. #Brexit
  7. #BlacklLivesMatter
  8. #Trump
  9. #RIP
  10. #GameofThrones

E no Brasil?

No Brasil, a #Rio2016 manteve a liderança. Apesar disso, o quadro nacional é bem diferente do cenário internacional. Por aqui, a segunda hashtag mais utilizada foi a #MasterChefBR, mostrando que a terceira edição do programa da Band ainda tem um forte apelo junto aos tweeteiros. A medalha de bronze ficou com a hashtag #BBB16, demonstrando que o público brasileiro ainda alimenta um forte fetiche pela vida alheia e adora os barracos que rolam na "Casa Mais Vigiada do País".

Outros temas, como o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o acidente aéreo envolvendo a Chapecoense, também aparecem na lista, organizada num belo infográfico pela equipe do Twitter.

Infográfico mostra as hashtags mais usadas pelos brasileiros em 2016. Clique para ampliar (Reprodução: Twitter Brasil)

E para você, 2016 também foi um ano difícil? Quais foram os momentos mais marcantes na sua opinião? Conta para gente na caixa de comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.