Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede social Parler sai do ar após ser banida por Amazon, Google e Apple

Por| 11 de Janeiro de 2021 às 11h25

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

Os aplicativos e o acesso web da rede social Parler saíram do ar após o prazo dado pela Amazon para a hospedagem do serviço. Usado por ativistas de direita, principalmente nos Estados Unidos, a rede foi suspensa pela AWS (Amazon Web Services) após acusações de violações da política de uso da hospedagem terceirizada.

Em comunicado enviado aos responsáveis pelo Parler, a AWS anunciou que suspenderia o serviço de hospedagem da rede social na madrugada desta segunda-feira (11, meia-noite do domingo no horário da Califórnia), com base no que a empresa determinou serem repetidas violações às suas políticas de uso aceitável:

“Recentemente, vimos um aumento constante de conteúdo violento em seu site, o que viola nossos termos [...] Dados os infelizes acontecimentos ocorridos na semana passada em Washington, DC, há um sério risco de que esse tipo de conteúdo incite ainda mais a violência”, escreveu a AWS para Amy Peikoff, gerente de regras do Parler.
Continua após a publicidade

O serviço de hospedagem de servidores e sites da Amazon alega que o Parler não tomou as medidas necessárias para moderar conteúdos, com destaque para publicações que incitam a violência.

Parler?

A rede social ganhou destaque no último ano por receber milhões de usuários vindos de plataformas mais populares, como o Twitter ou Facebook. O Parler se apresentou como um serviço sem censura nem o domínio de algoritmos, por exemplo, afirmando que “protege seu direito constitucional à liberdade de expressão”.

Continua após a publicidade

Repleto de símbolos usados para atrair a direita norte-americana — águia, “livre mercado”, “liberdade”, “proteja sua família” — o Parler ganhou força em meio às acusações de que o BigTech (Google, Facebook, Microsoft) privilegiavam pontos de vista progressivos (ou de esquerda), censurando visões conservadoras.

Durante a confirmação da vitória do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, o Parler foi uma das redes sociais usadas para mobilizar radicais de direita a invadirem o Capitólio, seguindo postagens do atual presidente Donald Trump.

Após o ataque ao parlamento norte-americano, tanto a Apple quanto o Google reagiram com a remoção do Parler de suas lojas de aplicativos para iOS e Android. Apesar de indisponíveis para novas instalações, o funcionamento do app seguia normalmente para quem já o tinha no celular. Com o desligamento da estrutura do app pela AWS, porém, será preciso que o Parler encontre outro serviço de hospedagem para colocar sua plataforma no ar novamente, algo que a empresa ainda não informou se irá acontecer.

Continua após a publicidade

Fonte: TheVerge