Reddit cria ferramenta de premiação específica para os subreddits

Por Rafael Rodrigues da Silva | 25 de Julho de 2019 às 16h44

Nesta quarta-feira (24) o Reddit lançou uma nova ferramenta: o Community Awards, que é uma espécie de reconhecimento ao criador de uma postagem de forma parecida com o Reddit Gold, mas que permite aos moderadores de subreddits criarem as suas próprias premiações.

Esse tipo de premiação se iniciou com o Reddit Awards, que era uma forma dos moderadores do site premiar pessoas que contribuíram com postagens de qualidade (ou seja, que atraíram muitos comentários e, logicamente, muitas visualizações de anúncios), e aqueles que eram premiados com a medalha Reddit Gold não apenas tinham essa medalha destacada em seus posts (o que era um indicativo de conteúdo de qualidade) como também ganhavam acesso a uma versão premium do Reddit, que não possui nenhum anúncio.

Assim, o Community Awards é uma extensão desse tipo de premiação, com a diferença de que ele não nenhum acesso a uma versão premium do Reddit. A ferramenta já está em teste desde abril, mas no dia 24 começou a ser liberada para todos os subreddits que forem elegíveis para o prêmio (qualquer subreddit público que não for sobre conteúdo pornográfico e não for de alguma comunidade que já foi banida ou ficou em quarentena).

Exemplo de premiação customizada do Community Award (Imagem: Reddit)

O funcionamento dessa premiação será bem parecido com o Reddit Silver (que também surgiu como uma piada interna entre os usuários da plataforma para “premiar” posts que fossem “apenas ok”, sem nenhuma grande relevância, e acabou se tornando algo oficial do site). Os moderadores de cada subreddit poderão criar as suas próprias premiações — por exemplo, o r/iama criou uma premiação chamada “Rampart” para premiar postagens ruins do tipo “Ask Me Anything” (AMA), e foi batizado em homenagem a um suposto AMA criado pelo ator Woody Harrelson durante a promoção do filme Rampart (aqui no Brasil conhecido como Um Tira Acima da Lei). Logo ficou claro que o ator nem sabia dessa postagem, que havia sido criada por algum profissional de mídias sociais da equipe dele sem o seu consentimento. E essa pessoa é quem se passava pelo astro — podendo escolher o nome do prêmio, o ícone que irá aparecer quando alguém receber esse prêmio, e o valor dele para a comunidade (entre 500 e 40 mil moedas).

Cada subreddit pode criar até seis premiações para sua comunidade, e o grande diferencial desse prêmio para os outros é que, toda vez que alguém é condecorado, 20% das moedas relativas ao prêmio vão para o “cofrinho” comunitário do subreddit (por exemplo, se alguém receber Community Award no valor de 10 mil moedas, o “cofrinho” daquele subreddit ganhará 2000 moedas pelo uso daquele prêmio). O dinheiro desse “cofrinho” permite que os moderadores deem para alguns usuários de destaque uma premiação exclusiva, que também pode ser customizada para cada subreddit — mas que dá ao usuário premiado o acesso ao Reddit Premium.

Exemplo de premiação customizada exclusivo para moderadores (Imagem: Reddit)

Uma das preocupações é se algumas comunidades mais tóxicas (como por exemplo a r/gaming) do site poderia criar premiações que estimulam esse comportamento tóxico (por exemplo, uma premiação para as melhores histórias sobre assédio em jogos online), mas quando perguntado sobre isso, o Reddit afirmou que não irá fazer nenhum tipo de filtro para a criação desses prêmios comunitários, mas se algum usuário achar que alguma dessas premiações pode ferir as regras de uso da plataforma, elas poderão ser reportadas, assim como qualquer postagem.

Fonte: Reddit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.