Publicidade

Quais são as plataformas preferidas de quem realiza compras em redes sociais?

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Elements/twenty20photos
Elements/twenty20photos

Google Shopping (53%), Instagram (50%) e Facebook (43%) são os espaços preferidos para a compra de produtos via social commerce. Os dados são da pesquisa Social Commerce, conduzida pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box. Foram ouvidos 1.125 brasileiros entre 2 e 7 de junho de 2021.

A maioria dos consumidores (76%) usa as redes sociais para pesquisar itens de desejo. Desses, 56% querem ver a avaliação de outros clientes e 54% buscam comparar preços. André Patrocínio, CEO da Etus, avalia que isso indica que os consumidores acreditam que essa plataformas oferecem acesso a avaliações reais sobre o produto e a loja. "Quem pesquisa quer saber a opinião de quem já comprou", explica.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nas buscas por produtos nas redes sociais, o Instagram é a plataforma preferida (62%). Em seguida, vêm Facebook (61%), Google Shopping (61%) e WhatsApp (37%). Entre as razões para optar pelo social commerce estão preço, rapidez e acesso a mais informações sobre os produtos, facilidade e praticidade para pesquisar e possibilidade de encontrar lojas de pequenos e médios produtores.

Para Patrocínio, as empresas devem adotar estratégias que incluam esses canais. "As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine e uma grande ferramenta de fidelização, tanto para as grandes marcas quanto para os pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica", afirma.

E você, costuma fazer compras enquanto navega nos posts de redes sociais? Quais mais usa? Conta para a gente.